Vacinação contra Gripe começa nesta quarta, dia 10 de abril

http://www.minhasaojose.com.br

Já está definido o calendário de vacinação contra a gripe. A novidade neste ano é o aumento da cobertura para crianças e a antecipação do início da campanha.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a mobilização neste ano tem como meta vacinar uma população total de 16.802 pessoas entre idosos, trabalhadores da área de saúde, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da educação e acamados ou doentes crônicos – os chamados portadores de comorbidades.

O maior grupo a ser vacinado é de idosos: são 7.595; as crianças com idade a partir 6 meses e menores de 6 anos representam 3.363; doentes crônicos/comorbidades (2.658); profissionais da saúde (1.686); professores (928); gestantes (491) e puérperas (81) compõem os demais grupos.

A primeira etapa da vacinação começa no dia 10 e vai até o dia 19 de abril. Neste período, devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses (seis meses) aos menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Também de 10 a 19 de abril, a vacinação é para as gestantes e puérperas – mães em período de até 45 dias pós-parto.

Na etapa seguinte, a partir do dia 22 de abril, a vacinação visa alcançar os portadores de comorbidades (é necessário apresentar laudo médico); professores da rede pública e particular de ensino (necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício); trabalhadores da área de saúde (também devem apresentar comprovante de vínculo empregatício); e idosos a partir dos 60 anos.

Nesta segunda etapa, conforme esclarece a enfermeira Gisele Flausino – coordenadora da Vigilância Epidemiológica – as crianças, puérperas ou gestantes que não tenham sido vacinadas na primeira fase da campanha podem e devem procurar pelas salas de vacina, nas unidades do Centro de Saúde, ESF Carlos Cassucci, ESF Vale do Redentor, ESF Domingos de Sylos, ESF Jardim São José e ESF Buenos Aires.

Além das duas fases da campanha, haverá o chamado Dia D, no sábado, 4 de maio. Nesta data, estarão funcionando unidades as unidades do Centro de Saúde, ESF Carlos Cassucci e ESF Vale do Redentor.

“Constatamos que nos chamados Dia D as pessoas procuraram pela vacinação no Centro de Saúde. Então resolvemos que as equipes das demais unidades irão reforçar a vacinação nos bairros Cassucci e Vale do Redentor, onde há maior concentração da população a ser vacinada”, explica a enfermeira.

No dia 4 de maio, portanto, quem não procurou a vacina nas etapas anteriores deverá se dirigir às salas do Centro de Saúde, ESF Carlos Cassucci e ESF Vale do Redentor.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange