Vacina contra a gripe influenza é aberta à toda população

http://www.minhasaojose.com.br

Campanha será realizada oficialmente até dia 24 de julho ou enquanto tiver doses disponíveis nos postos

Texto: Natália Tiezzi. Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A vacina contra a gripe influenza foi aberta à toda população, independente dos grupos prioritários, na última semana. A medida é uma decisão do governo estadual para tentar alcançar as metas de vacinação. A campanha foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto tiver doses disponíveis nos postos.

A Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Pardo informou que todas as unidades básicas (UBSs) e de saúde da família (ESF) já estão aplicando a vacina na população em geral, conforme horários estabelecidos pelas unidades.

De acordo com a V.E., apenas o grupo dos idosos foram amplamente imunizados. Dos demais grupos que teriam prioridade à vacina, como profissionais da educação, crianças (de 6 meses até 6 anos incompletos), puérperas e gestantes, os mesmos estão bem abaixo da meta com poucas imunizações.

“Gostaria de alertar para esses grupos, cuja meta está bem baixa, que é de suma importância procurarem pelas unidades de saúde para tomarem a vacina o mais rápido possível”, disse a coordenadora da V.E., Gisele Santos Flausino.

Dados da V.E. indicaram que até o último dia 25 de junho, destes grupos prioritários, 10.187 pessoas foram imunizadas. Desse total, 7.533 idosos (99,18%), 1.786 profissionais da saúde (105,83%), 690 crianças (20,52%), 129 gestantes (26,07%), 49 puérperas (49,49%).

Além de buscar o alcance das metas, a medida visa a proteção da população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde do estado. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como as pneumonias. Vale ressaltar que ela não imuniza contra o Novo Coronavírus.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br