Semana Euclidiana terá Concurso de Desenho e Pintura às crianças e adolescentes

http://www.minhasaojose.com.br

Desenhos poderão ser entregues até dia 5 de agosto. Premiações serão em dinheiro para os 4 primeiros colocados de cada categoria

Texto: Natália Tiezzi

A Semana Euclidiana 2020 traz uma novidade nesta edição. O tradicional evento promoverá o “I Concurso de Desenho e Pintura Infanto Juvenil”. Intitulado Travessias – Identidade e Memórias de São José, o mesmo objetiva estimular o entendimento ao universo encantador da história de São José do Rio Pardo envolvendo as crianças e os adolescentes.

“O concurso surge como renovar e restabelecer, entre o universo cultural da cidade e as crianças e adolescentes, um elo para que se sintam inseridos na formação e construção de uma sociedade. Sabemos que a informação, enquanto fonte de conhecimento, tem um papel fundamental na construção e desenvolvimento de uma cultura e que é por meio de manifestações culturais que se pode conhecer sua realidade e sua história. Portanto, o mesmo está sendo realizado como forma de iniciarmos um legado que será deixado às novas gerações, além de valorizarmos e divulgarmos o trabalho realizado pela rede de ensino do município, que merece nossa consideração, reconhecimento e estímulo”, destacou a diretora de Cultura, Ana Paula Lacerda.

Poderão participar do concurso crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos, sendo participantes ou não na Semana Euclidiana. O desenho será individual e cada aluno poderá participar com um desenho.

Sobre o tema proposto, Ana Paula explicou que a formação cultural da cidade é ampla, misturando diversas nacionalidades, culturas, costumes e fatos históricos importantes que contribuíram para construção da identidade de cada indivíduo “Portanto, com base nos livros do professor Rodolpho José Del Guerra e na vivência de cada aluno e/ou escola, durante o processo de desenvolvimento de nossa cidade, a construção do desenho e/ou pintura deverá ter como inspiração o que cada aluno entende como a formação e importância da identidade cultural de nossa cidade”, acrescentando que a produção dos desenhos deverá ser supervisionada pelos professores e escolas responsáveis.

O desenho/pintura deverá ser feito no papel sulfite A 4 ou sulfite 40.

INSCRIÇÕES

A inscrição no concurso se dará mediante a entrega do desenho/pintura já concluído na Casa de Cultura Euclides da Cunha até o dia 05 de agosto. No verso do desenho, o participante deverá explicar qual a mensagem quis transmitir com, no máximo, 10 linhas. A diretora de Cultura lembrou que não poderá ser desenho impresso.

A avaliação dos desenhos levará em conta a pertinência ao tema proposto, criatividade e originalidade, relação do título com o desenho produzido e respeito às regras de apresentação do desenho.

A Comissão de Avaliação será composta por membros do Departamento de Cultura e professores especialistas da área artística (pintura e desenho). As categorias serão compostas assim: Categoria I: 06 a 07 anos; Categoria II: 08 a 10 anos e Categoria III: 11 a 15 anos.

PREMIAÇÕES

De acordo com o regulamento, serão premiados os quatro primeiros colocados de cada categoria, com um valor em dinheiro determinado pela Comissão Organizadora do Concurso. Os participantes ganharão um certificado de participação de Menção Honrosa. Caso ocorra empate o prêmio será dividido.

A divulgação dos vencedores ocorrerá na cerimônia de encerramento da Semana Euclidiana 2020.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3608-1022, diretamente na Casa de Cultura Euclides da Cunha, à rua Marechal Floriano, 105 ou pelo email: casadeculturaeuclidesdacunha@gmail.com

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br