RPFC propõe novas atividades culturais aos associados

http://www.minhasaojose.com.br

Diretora de Cultura falou sobre eventos e projetos, que incluem oficina de artes e brinquedoteca

O fomento a atividades e projetos culturais, sendo uma das propostas da nova diretoria do Rio Pardo Futebol Clube aos seus associados, já está sendo colocada em prática pelo alvinegro.

Em entrevista ao site, a diretora de cultura do clube, Márcia Helena de Souza Nicolau, destacou que a idéia partiu do presidente Marcelo Callegari Zanetti e foi prontamente aceita por ela. “O Marcelo queria aproveitar alguns espaços do clube e dar ênfase à cultura, com novas atividades, inclusive nos meses de inverno, para que os associados pudessem desfrutar do RPFC o ano inteiro e não apenas no verão”, explicou.

A primeira proposta apresentada por Márcia e que já está ganhando formato e cores são as pinturas nos muros da parte interna do clube. “Eram espaços sem vida. Agora é impossível passar por aqui e não notar o “Abaporu”, “A Boneca” e daqui a pouco “A Cuca”, obras de Tarsila do Amaral que não apenas enchem os olhos dos associados, mas também levam e despertam a arte, principalmente nas crianças”, destacou.

Ao fundo, mais uma pintura de Márcia, “A Cuca”, criação de Tarsila do Amaral para encher os olhos e despertar a arte nos associados do clube

A pintura, segundo Márcia, é apenas um dos vários projetos que ela, juntamente com o clube, pretendem desenvolver ao longo deste e do próximo ano. “Queremos trabalhar o lúdico e a leitura, e para isso temos o projeto de uma briquedoteca aqui no clube. O hábito pela leitura deve começar desde cedo”, destacou.

Sobre os brinquedos, Márcia informou que um projeto musical vai englobar o brincar e a música, fazendo com que a criança e o adolescente conheça ritmos típicos do Brasil, sendo que as mesmas poderão até aprender a fazer instrumentos musicais. “Além disso, a idéia do clube é também resgatar aquelas brincadeiras tradicionais e apresenta-las a muitas crianças que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer”, enfatizou Márcia.

OFICINA DE ARTE NO FERIADO DE 19 DE MARÇO

No feriado de aniversário da cidade, 19 de março, o clube promoverá uma oficina de artes para crianças a partir dos 6 anos. A idéia é que a partir das obras de Tarsila, os associados mirins se inspirem e possam se expressar através do desenho e da pintura.

“Queremos despertar a criatividade e mostrar que todos podem se expressar através de um desenho, de uma cor, enfim. Vamos deixa-los livres para criar”, explicou Márcia.

A oficina acontecerá na área do futuro playground do clube, ao lado das piscinas e será das 9h00 às 10h00 para crianças de 6 a 9 anos e das 10h00 às 11h00 para maiores de 10 anos.

“A arte é o grande transformador do ser humano. O clube está possibilitando esses projetos culturais justamente para que a criança possa difundir isso com o adulto, sendo os pais, irmãos, avós, enfim. O conhecimento cultural e o resgate ao lúdico, ao brincar é essencial para o desenvolvimento de cidadãos mais seguros, mais ousados e mais conscientes de seu papel na sociedade”, concluiu a diretora.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br