CIDADEDESTAQUE

Revolução Constitucionalista de 1932 será lembrada em Cerimônia na Casa Legislativa

http://www.minhasaojose.com.br

Na terça-feira, dia 11, a partir das 15h00, a Câmara Municipal promove Cerimônia alusiva à Revolução Constitucionalista, datada de 9 de julho.

O movimento armado, iniciado em 9 de julho de 1932, foi liderado pelo estado de São Paulo, o qual defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas. 

Durante quase quatro meses os paulistas entraram em confronto com tropas fiéis a Vargas e, isolados, foram derrotados. Entretanto, o levante não foi em vão, pois, em 1934, era promulgada a nova Constituição brasileira.

A singela lembrança sobre a importante data foi instituída a partir da Resolução nº 20, de 03 de novembro de 2022, de autoria do vereador professor Rafael Kocian.

Neste ano, a Cerimônia terá como oradora a curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda, graduada em História pela FEUC – Faculdade Euclides da Cunha, profunda conhecedora da história do Brasil, que fará um contraponto entre a Revolução Constitucionalista da década de 30 e os dias atuais.

A cerimônia será realizada no Plenário da Casa Legislativa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

http://www.minhasaojose.com.br