CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Reconhecimento à Educação: “Prêmio Profº. Paulo Freire” será dias 17 e 19 na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

A Câmara Municipal promoverá, nos dias 17 e 19 de outubro, mais uma edição do “Prêmio Professor Paulo Freire”. O evento faz parte do calendário oficial do Legislativo Municipal e será dividido em duas noites devido ao número de homenagens a serem promovidas.

Após dois anos sem a sua realização presencial por conta da pandemia, sendo que os certificados foram emitidos às escolas via Correios, e sido retomada em 2021 de forma parcial, também devido à Covid-19, a solenidade volta a acontecer presencialmente com a presença dos homenageados em suas categorias.

Instituído por meio da Resolução número 8, de 17 de outubro de 2018, de autoria do vereador professor Rafael Kocian, o Prêmio Professor Paulo Freire é um importante reconhecimento social da área educacional que é concedido anualmente pela Câmara Municipal a professores, alunos, profissionais da educação e professores aposentados de escolas públicas e privadas do município, por indicação das próprias escolas.

O mesmo Prêmio reconhece os projetos educacionais relevantes, desenvolvidos e implantados durante o ano pelas comunidades escolares.

Neste ano, a Câmara recebeu 15 projetos de escolas rio-pardenses, sendo que dois deles foram escolhidos pelos vereadores, que, por meio de abordagem, análise e discussão, votaram e escolheram os vencedores.

A abordagem dos 15 projetos foi feita durante reunião na manhã desta segunda-feira, na Casa Legislativa, e contou com a presença dos vereadores Antônio José Quessada Neto, Thais Nogueira, Eduardo Ramos, Fernando Gomes, Lúcia Libânio, Henrique Torres e o vereador suplente Dante Lemes. Os vereadores Dr. Romano Cassoli e Rafael Kocian não puderam estar presentes à reunião, justificando a ausência, mas votaram previamente nos projetos, que também foram enviados antecipadamente a todos os vereadores para conhecimento.

Os dois projetos vencedores desta edição do Prêmio são das escolas EMEB Profª Benedita dos Reis Apolinário, com o projeto intitulado “Quem Planta Colhe”, e Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues”, com o projeto “Setembro Amarelo”.

Além dos Projetos vencedores de ambas escolas, os demais projetos apresentados, dentre eles do Colégio Unigrau, Colégio De Grau em Grau/COC, Colégio Santa Inês, Escola de Educação Especial Cáritas, EMEB Nossa Senhora do Loreto, EMEB “Profª Ada Parisi”, EMEB “Profª Gilda Zanetti”, EMEB Vinício Spessotto, EMEB Júlio Possebon, EMEB “Fazenda Água Fria”, E.E. “Profº Jorge Luis Abichabki” e ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra” também receberão Moções de Congratulações em reconhecimento pelos trabalhos realizados junto aos alunos.

E entre professores, alunos, profissionais da educação e professores aposentados serão mais de 100 homenagens, um recorde nesta edição.

“De antemão já deixo meu agradecimento a todas as escolas participantes, profissionais da Educação e alunos envolvidos por mais essa edição do Prêmio Paulo Freire. Optamos por realiza-la em dois dias para proporcionar mais comodidade a todos. Além da comunidade escolar, munícipes também estão convidados a participarem das Solenidades, que acontecerão presencialmente no Plenário da Câmara e transmitidas pelos canais oficiais da Câmara na Internet”, destacou o presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian.

A Sessões Solenes para a entrega do Prêmio Professor Paulo Freire, edição 2023, serão promovidas às 19h30 de segunda-feira, dia 17 e quarta-feira, dia 19, na Câmara Municipal.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br