CIDADEDESTAQUESOCIAIS

Programa de Aparelhos Ortopédicos do Rotary (Centro) completa 20 anos auxiliando aos que mais necessitam

http://www.minhasaojose.com.br
Registro de 2021, ainda na Pandemia, da aquisição de aparelhos ortopédicos

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Neste ano, como já ocorre há duas décadas, o Programa de Aparelhos Ortopédicos, desenvolvido e mantido pelo Rotary Club São José do Rio Pardo (Centro) auxiliou dezenas de rio-pardenses, que necessitaram deste apoio fundamental, que constitui no empréstimo, por tempo indeterminado, de andadores, cadeiras de rodas e de banho, camas hospitalares, bengalas, muletas e botas ortopédicas.

“O Programa empresta esses aparelhos para aos que deles necessitarem, sem custo e por tempo indeterminado. Há pessoas que utilizam por dias, outras por meses e outras por anos, dependendo de sua necessidade. E é muito gratificante podermos, enquanto rotarianos, auxiliar esses cidadãos que não têm condições de adquirir esses equipamentos, pois notamos muita gratidão também por parte deles”, destacou Luiz Henrique Guardabaxo, um dos companheiros que coordenam, voluntariamente, o banco de aparelhos.

Atualmente, o Programa conta com aproximadamente 60 andadores, 110 cadeiras de rodas, 80 cadeiras de banho normal e de obeso, 5 camas hospitalares, 40 bengalas, 45 pares de muletas, bota ortopédicas, entre outros, que sempre são emprestados em condições de uso à população que necessita.

Muitas vezes, quando os aparelhos retornam ao Programa, necessitam de alguma manutenção, soldas, que também promovemos, recuperando-os para futuros empréstimos, pois a demanda é sempre alta”, observou Guardabaxo.

Neste ano, por exemplo, quase 100 aparelhos foram emprestados pelo Programa, sendo que o banco sempre está sendo renovado. “Todos os anos, o Rotary promove sua tradicional Feijoada e o montante arrecadado é investido na aquisição de aparelhos. Neste 2023, a entidade adquiriu mais 48 deles”, disse.

Aquisição de aparelhos neste ano: mais 48 para o Programa do Rotary

Porém, Guardabaxo fez dois apelos à comunidade. O primeiro é para que as pessoas que necessitam tenham um pouco de paciência para o empréstimo do aparelho, pois, muitas vezes, não é possível atender ao pedido na mesma hora ou dia. O segundo é para que as pessoas que fazem uso dos mesmos devolva-os e em condições de uso.

“Nosso trabalho no Programa é voluntário e às vezes acontece de não conseguirmos atender a pessoa na mesma hora ou no mesmo dia, mas sempre procuramos suprir os pedidos. Também pedimos para quem estiver com aparelhos em casa e não estiver utilizando que os devolva, pois, como disse, a necessidade por eles é grande aqui na cidade. E que devolvam em condições de uso para que possam servir no apoio e recuperação de outras pessoas”, ressaltou.

Assim como ocorre nestes últimos 20 anos, o Rotary continuará com o Programa de Aparelhos Ortopédicos, sempre promovendo manutenções necessárias e aquisição de novos equipamentos para melhor atender aos que mais necessitam.

O www.minhasaojose.com.br reconhece o trabalho promovido por Guardabaxo e pelos demais companheiros da entidade neste que é um dos Programas mais essenciais do município!

http://www.minhasaojose.com.br