Prefeitura intensifica parceria com o SEBRAE para fomento às atividades empresariais

http://www.minhasaojose.com.br

O prefeito Marcio Callegari Zanetti se reuniu com analista de Políticas Públicas do Sebrae/SP, Rafael Trefilho Paulucci, buscando saber quais programas e ferramentas podem ser disponibilizados para o município. Prefeitura e Sebrae já têm parceria estabelecida, inclusive sendo mantido na cidade um posto de atendimento voltado a micros e pequenas empresas.

A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito, terça-feira desta semana, estando também presentes as duas funcionárias da Prefeitura que se encarregam do atendimento no posto do Sebrae em São José do Rio Pardo, as supervisoras de Projetos do Sebrae Trace Rezende Viana e Daniela Fernanda da Silva Miolli  

“Os acontecimentos recentes têm imposto novos desafios a todos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. Nos negócios, o empresariado, principalmente de pequeno e médio porte, é pressionado por todos os lados, sendo desafiado pelas dificuldades de manter empresas abertas e operacionais”, comentou Marcio Zanetti. Ele acrescentou que “ao poder público cabe, dentro do possível, fomentar atividades empresariais, com vistas ao fomento de negócios e, consequentemente, à geração de novos empregos”.

O prefeito enalteceu a excelente qualidade da parceria entre o município e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que inclui também a ACI – Associação Comercial e Industrial e a FEUC – Faculdade Euclides da Cunha. 

SEMPRE COM NOVIDADES

Rafael Paulucci apresentou novas possibilidades de ações incluídas no follow-up do Sebrae, e destacou outras que podem ganhar destaque nesta ocasião. Atividades enquadradas na “Agricultura Familiar”, por exemplo, poderão ser destino de aplicação de recursos públicos, por meio de compras de gêneros alimentícios para a Merenda Escolar.

O representante do Sebrae destacou a importância da desburocratização nos trâmites para abertura e gestão das micros e pequenas empresas, sendo que a Prefeitura tem papel importante nesse processo de redução da burocracia. Rafael Paulucci pediu que o prefeito dispense especial atenção à implantação do “Espaço do Empreendedor” no município, cujo objetivo vai de encontro à desburocratização dos processos de abertura e gestão de empresas. “Equipara-se a um ‘poupa-tempo’ voltado para as empresas, onde empresários e gestores encontrarão orientações seguras e canais abertos para obtenção de certidões e demais documentos expedidos pelo poder público municipal. Ao mesmo tempo em que obterão informações e orientações sobre os diversos programas mantidos pelo Sebrae, inclusive voltados para qualificação e atualização de profissionais de gestão”, concluiu Paulucci.

FORNECER PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Encontra-se em andamento curso que objetiva orientar e incentivar micro e pequenas empresas a se tornarem fornecedoras de gestões públicas. O conteúdo abrange os processos encontrados nas ‘compras públicas’, desmistificando a ideia de que há exacerbado rigor na preparação desses processos. “O empresário notará que os caminhos de hoje estão bem mais acessíveis para que micros e pequenas se tornem fornecedoras de produtos e serviços das administrações públicas”, comentou o representante do Sebrae.

Ao final da reunião, o prefeito Marcio Zanetti disse que o município prima muito pela parceria com o Sebrae, e que não medirá esforços e recursos para que os micros e pequenos empresários rio-pardenses adquiram o hábito de contar com o apoio do Sebrae, cuja pauta de serviços pode atender a demandas das mais importantes.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br