CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃOPOLÍTICA

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: tema foi abordado junto aos alunos da ETEC

http://www.minhasaojose.com.br
A professora Renata Vechini Dalbon explanou sobre o tema, cada vez mais presente na vida escolar dos alunos

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na manhã de segunda-feira, dia 24, a Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” recebeu 38 alunos da ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra”, além da professora Lígia Garcia Arruda, para abordagens acerca dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cuja explanação foi promovida pela professora Renata Vechini Dalbon.

Os alunos foram recepcionados pela presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, pelo diretor geral do Programa, vereador professor Rafael Kocian, pelo diretor executivo, Matheus Schiavon, além da participação dos vereadores Thais Nogueira e Fernando Gomes.

Renata iniciou a explanação destacando a importância da população entender o que são os ODS para depois promover estratégias, planos e ações. “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são, em síntese, ações que trabalham a vida por meio do ouvir as demandas, traçar o diagnóstico dos problemas e promover ações, principalmente políticas públicas, para resolvê-los, envolvendo diversos nichos da sociedade, entre eles os Três Poderes”, explicou.

Ela observou que cada um pode contribuir aos ODS começando pelo levantamento e ações para resolver os problemas do bairro, da comunidade, da escola. “Há problemas, principalmente voltados às manutenções ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade, próximos de nós e o que estamos fazendo para tentar resolvê-los? Qual a nossa contribuição e responsabilidade perante à sociedade? São questionamentos que deveríamos fazer diariamente e, claro, conhecer e agir”.

Vereadores também conversaram com os estudantes sobre o papel da vereança, inclusive a essencial participação das mulheres na vida pública

A professora destacou que o conhecimento aos ODS é essencial para as ações. “Muita gente ainda pensa que ODS se resume a plantar árvores ou comemorar datas relevantes voltadas ao Meio Ambiente, mas não é só isso. Só transforma quem conhece e é necessário que as pessoas obtenham esse conhecimento sobre os ODS, auxiliem na sua divulgação para que cada vez mais as comunidades tenham informações corretas sobre o tema”.

E não é apenas a população que necessita de conhecimento. “Noto que até mesmo os gestores públicos, secretários municipais, profissionais de algumas áreas como a Educação, Saúde precisam obter informações, treinamentos, formação e preparação sobre os ODS. Eles contribuem à formação, podem e devem desenvolver ações relativas aos Objetivos, mas ainda falta muito conhecimento, além de, muitas vezes, vontade mesmo”.

Renata chamou a atenção, ainda, para a Educação Ambiental. “Ela precisa ser real, acontecer não apenas nas escolas, mas em diversas áreas, envolvendo número cada vez maior de munícipes, profissionais, promovendo envolvimento público e privado porque senão fica perdido, fica no ‘faz de conta’”, ressaltou.

Os alunos da ETEC comentaram sobre projetos que desenvolveram sobre os ODS, principalmente voltados à segurança alimentar, e Renata observou a importância de os mesmos serem mais divulgados para que, inclusive, possam ser transformados em ações no município, envolvendo comunidade e poder público.

Além de conhecerem mais sobre os ODS, os alunos tiveram a oportunidade de saber sobre o funcionamento da Câmara, o papel dos vereadores e a participação da mulher na política, sendo o tema alvo de muitos questionamentos por parte das alunas, inclusive com relação ao preconceito e o verdadeiro papel das mulheres na vida pública.

Os vereadores agradeceram o encontro enriquecedor, de troca de conhecimentos e informações, e destacaram que a Casa de Leis sempre estará aberta à ETEC, inclusive para auxílio com relação a projetos voltados aos ODS.

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DO ENCONTRO NA CÂMARA

http://www.minhasaojose.com.br