Novo Comando no TG: 1º Sgto Tokarski passa a Chefia de Instrução ao 1º Sgto Lenildo

http://www.minhasaojose.com.br

Sessão solene de troca de Chefia está marcada para dia 14, na Câmara e será aberta ao público

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

A partir deste mês, o Tiro de Guerra 02-038 terá nova Chefia de Instrução. Após 3 anos, o 1º Sargento Cláudio Luiz Tokarski passará o comando para o 1º Sargento Lenildo Pereira da Silva. A sessão solene para a troca da chefia será promovida na próxima terça-feira, dia 14, na Câmara Municipal, aberta ao público.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, Tokarski relatou algumas de suas inúmeras atividades junto ao Tiro de Guerra, a começar pela grande reforma da sede após 40 anos, que contou com o apoio imprescindível da Prefeitura. “Foi uma grande conquista para toda a comunidade, principalmente para os atiradores que agora terão uma estrutura mais adequada para realização dos treinamentos. Porém, ressalto o auxílio do Executivo, que cedeu toda a mão de obra para que a reforma fosse realizada”, informou o Chefe de Instrução.

A passagem de Tokarski pelo TG 02-038 também foi marcada pela aproximação entre os atiradores e a comunidade, principalmente com a presença e auxílio dos mesmos em eventos de cunho benefiente e atividades que resultaram em excelentes resultados para a população, como a limpeza do córrego São José.

“A ação dos atiradores fora do quartel os ajudou a colocar em prática as noções de civismo e cidadania aprendidas aqui, fazendo com que a sociedade enxergasse esses jovens com outros olhos, proporcionando-lhes, inclusive, oportunidades de trabalho. Praticamente todos os atiradores saíram do TG com empregos. Os empregadores estão em busca de pessoas responsáveis, disciplinadas e que realmente queiram aprender, características notáveis nos atiradores”, observou Tokarski, acrescentando que muitos ainda participam de trabalhos voluntários mesmo após o término do Serviço Militar.

A busca pela carreira militar ou mesmo a continuidade nos estudos de nível superior entre os atiradores também chamou a atenção do 1º Sargento. “Acredito que além de todas as atividades de formação específica que desenvolvemos, os atiradores acabam sendo incentivados naturalmente à continuidade aos estudos, principalmente à carreira militar”.

Além disso, durante a Chefia de Instrução de Tokarski, a população pode conhecer um pouco da estrutura da sede do TG, inclusive com a participação dos pais junto a algumas atividades desenvolvidas. “As portas do TG foram abertas para palestras, além disso visitamos escolas, enfim, atividades que aproximaram a população da instituição, o que sempre muito bom, pois até desmistifica um pouco a ideia, muitas vezes equivocada, que o Tiro de Guerra é uma voltado apenas aos militares”.

Tokarski agradeceu a população, bem como ao Executivo e Legislativo Municipais, desejando boa sorte ao novo Chefe de Instrução. “Agradeço a cordial recepção dispensada a mim pelos rio-pardenses, Prefeitura e Câmara Municipal. Foram anos de muito trabalho e também aprendizado por aqui. Deixo o TG 0-038 com a sensação de que fiz o possível para melhora-lo em todos os aspectos, ciente de que muita coisa ainda precisa ser feita e acreditando que muitas delas serão realizadas nos próximos dois anos pelo 1º Sargento Lenildo”, finalizou.

1º Sargento Tokarski baseou seu trabalho na aproximação do TG e atiradores com a população, onde obteve excelentes resultados

“UM SARGENTO JUSTO, QUE DARÁ CONTINUIDADE AO TRABALHO JÁ DESENVOLVIDO”

Assim o novo Chefe de Instrução descreveu como será sua atuação nos próximos dois anos no Tiro de Guerra. O 1º Sargento Lenildo prestou serviços no Rio de Janeiro nos últimos 22 anos, inclusive fazendo a segurança de Generais do Exército como Eduardo Villas-Bôas e Edson Leal Pujol.

“Será minha 1ª e talvez única experiência como Chefe de Instrução, função que desempenharei com muita dedicação, sempre em busca de melhorar o legado de civismo e cidadania, fazendo com que os atiradores sejam difusores destes atos e ações perante à sociedade”, destacou.

Lenildo também pretende dar continuidade ao trabalho iniciado e deixado por Tokarski. “Me sinto feliz e honrado por ser Chefe de Instrução em um Tiro de Guerra tão bem quisto pela sociedade. Tenho como obrigação dar continuidade e melhorar esse legado deixado pelo meu colega Tokarski, a quem tive a honra de conhecer e conviver um pouco nestes últimos meses”.

O 1º Sargento também relatou que pretende manter esse bom relacionamento entre o TG 02-038 e a população. “As portas do Tiro de Guerra estarão sempre abertas aos rio-pardenses. Além disso há alguns projetos que pretendemos colocar em prática e que envolvam mais diretamente a comunidade, os atiradores, escolas, enfim. A idéia é mostrar nosso trabalho e, claro, enaltecer e difundir o civismo e a cidadania, como havia citado anteriormente. Que os atiradores possam sair daqui homens mais íntegros, respeitando as leis, as hierarquias e disciplinados perante à sociedade”, concluiu.

O 1º Sargento Lenildo: Vindo do Rio de Janeiro, onde prestou serviço por 22 anos, ele disse que será um Chefe de Instrução junto com seus atiradores
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br