No Clarinete e no Trompete: A paixão dos gêmeos Gabriel e Guilherme pela música

http://www.minhasaojose.com.br
Gabriel (à esquerda da foto) toca trompete e Guilherme toca clarinete. Ambos iniciaram os estudos no Projeto Guri e hoje são alunos da Fábrica de Expressão

Ambos iniciaram os estudos no Projeto Guri e hoje são alunos da Fábrica de Expressão

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Como dizem por aí, “música aproxima, música emociona, música é vida”. E ela fascinou dois irmãos, gêmeos, Gabriel Olímpio Fernandes e Guilherme Olímpio Fernandes, durante uma apresentação de professores do Projeto Guri, projeto-escola referência em estudos de música em São José do Rio Pardo.

O que era para ser apenas uma contemplação à música se tornou coisa séria para os pequenos gêmeos de apenas 13 anos. Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br eles contaram a paixão que possuem pelas melodias, a satisfação em aprenderem a tocar os instrumentos que escolheram e a emoção que sentem ao se apresentarem.

Além do apoio dos professores, os gêmeos também encontraram incentivo à música pelos pais, o casal Elaine e Murilo, que sente muito orgulho dos filhos por escolherem trilhar o caminho das artes, tão bem representado quando tocam seus instrumentos.

Ao longo da entrevista, os irmãos, estudantes do 8º ano da E.E. “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat” destacaram o que a música já significa em suas vidas, o que esperam das apresentações neste ano e também as músicas que mais gostam de tocar.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra, e que a dedicação e estudos dos irmãos gêmeos à Música sirvam de exemplo e inspiração a outros jovens rio-pardenses!

Gabriel tocando trompete durante apresentação da Fábrica de Expressão

Gabriel, Guilherme, como surgiu esse interesse pela música em ambos?

Gabriel Olímpio Fernandes e Guilherme Olímpio Fernandes: Através de uma parceria do GURI com a escola da EMEB São Judas Tadeu, onde professores do GURI se apresentaram e ficamos admirados!

E quando e onde iniciaram as aulas de música? Que instrumentos tocam?

Iniciamos as aulas no Projeto Guri e dois anos atrás tivemos que deixa-lo, pois mudamos de escola. A partir daí iniciamos os estudos em música na Fábrica de Expressão. Eu Gabriel toco trompete e meu irmão Guilherme toca clarinete. Lá na Fábrica temos como professores o Jota Lobo e o Wagner. Sempre gostamos e nos adaptamos muito rápido aos instrumentos.

Vocês já participaram de apresentações? Alguma marcou ambos?

Nós já participamos de várias apresentações, algumas pelo GURI e algumas pela Fábrica. Podemos destacar como as mais importantes uma apresentação em Araraquara pelo GURI e a mais recente na Fábrica de Expressão com o tema NATAL da PAZ.

Guilherme e seu clarinete durante apresentação

E vocês pretendem seguir carreira como músicos?

Hoje, para nós, a música e apenas um aprendizad, um hobby, mas que no futuro pode sim se tornar uma profissão!

Agora uma pergunta aos pais: Vocês sempre incentivaram os dois à música? Por quê?

Nós, como pais, sempre incentivamos os dois, sendo que compramos os instrumentos para melhor se dedicarem! A música para ambos foi um bem maior e acreditamos que ela possa ser até mesmo o futuro deles.

O que o Guilherme e o Gabriel esperam para 2022 com relação à música?

Esperamos que 2022 seja melhor que 202, por conta da pandemia ter paralisado as aulas. Que este ano possamos ter mais aulas para aprendermos e aprimorarmos sempre.

Qual canção cada um mais gosta de tocar?

Gabriel: Minha preferida é “Krazy Klock”

Guilherme: A minha é o tema do filme “Titanic” 

Para finalizar, sei que ainda são muito jovens, mas o que a música, neste momento, representa na vida de vocês?

Guilherme: Acho a música algo expressivo e motivacional, que além de ser legal de aprender, é incrível de escutar e já me levou para vários lugares/apresentações. Por isso eu continuo na música, daqui e para sempre!

Gabriel: A música para mim é inspiradora e depois de longos treinos eu vejo o resultado de tudo aquilo que fiz. É muito gratificante!

Guilherme se apresentando no palco da Fábrica de Expressão
Gabriel, o primeiro da esquerda para a direita, junto a professores e demais alunos na Fábrica
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br