Legislativo: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores na Sessão desta semana

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, promovida na tarde de terça-feira, dia 24, a empresa Conexão Fibra foi tema de requerimento na Casa após reclamações sobre instabilidade nos serviços de Internet ocorridos na última semana.

O autor, vereador Gabriel Navega, atendendo a demanda de clientes solicitou à Conexão informações sobre os motivos pela instabilidade na transmissão à Rede oferecida à clientela e principalmente se haverá descontos na próxima fatura, já que muitos clientes relataram que ficaram sem o serviço de Internet por vários dias.

Já a vereadora Lúcia Libânio, em requerimento ao Executivo Municipal, solicitou informações sobre o recebimento e armazenamento de merenda escolar na EMEB “Profª Stella Maris”. “Conforme veiculado em matéria de jornal local foram encontradas merendas armazenadas no chão da escola. Diante disso, questiona-se os motivos pelos quais a escola recebeu uma quantidade tão grande de alimentos, considerando que há uma distribuição quinzenal das merendas, e se há ou não espaço de armazenamento adequado no local”.

A vereadora também pediu para que seja enviado à Casa Legislativa o consumo semanal dos alimentos na unidade escolar e o romaneio das entregas realizadas na escola nos últimos dois meses.

O Kit de Uniformes Escolares voltou à pauta da Câmara nesta semana. Dessa vez os questionamentos foram realizados, por meio de requerimento, pelo vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto à Prefeitura. Ele indagou sobre a fase em que se encontra o processo licitatório dos uniformes, qual é a previsão de término deste processo, quantos uniformes estão previstos no Kit (composição), o valor gasto com os mesmos e se há previsão de compra dos uniformes todos os anos pelo Executivo.

O andamento das obras no Canil Municipal e na EMEB “Profª Zélia Zanetti” foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres ao Executivo e à Secretaria de Obras. Ele solicitou cópia dos projetos de execução e planilha das obras em ambos espaços.

“As duas obras estavam previstas para conclusão em dezembro de 2021. Inclusive foi mencionado em Sessão nesta Casa que seria aberto processo administrativo por conta dos atrasos. Estive presente às obras e foi identificado incompatibilidade nas informações, e por esse motivo solicito essa documentação para esclarecimentos. São obras essenciais ao município e que não podem ficar à deriva como estão”, justificou.

O vereador Antônio José Quessada Neto, em indicação, sugeriu ao Executivo a manutenção com reparos em ponte na estrada Cassucci/Sítio Novo. Ele destacou que munícipes o procuraram e relataram os riscos a que estão sendo expostos ao passar pela ponte, e que já ocorreram acidentes com veículos no local.

O comportamento de alguns alunos nos ônibus de transporte escolar chamou a atenção do vereador Rafael Kocian, que atendendo à demanda de pais, sugeriu, em propositura, que a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal promovam rondas preventivas. “Há relatos de brigas no interior destes ônibus e as crianças estão com medo do comportamento dos alunos mais velhos”, justificou o vereador.

EXPEDIENTE LIVRE

No Expediente Livre, o vereador Moraci Bállico enalteceu o trabalho do 1º Sargento e Chefe de Instrução Lenildo Pereira da Silva pela realização de Campanha do Doação de Sangue, que será promovida dia 10 de junho, no Tiro de Guerra 02-038.

“O Sargento se incumbiu das tratativas com o Hemocentro da Unicamp e obteve êxito em trazer equipe para Rio Pardo para essa Campanha. Precisamos de 150 doadores para que São José possa pertencer ao calendário deste Hemocentro. Por isso conto com o apoio de toda a população para que ajude nesta causa. Os interessados em doar sangue podem se cadastrar até dia 27 de maio pelo telefone 3608-5222”, informou o vereador.

A situação preocupante da Dengue na cidade foi tema de abordagem da vereadora Thais Nogueira em Plenário. “Houve aumento significativo do número de casos, inclusive alguns mais graves, e a responsabilidade pela contenção da doença também é nossa, é de cada munícipe. Óbvio que a Prefeitura precisa fazer a sua parte e está fazendo, por meio dos agentes de saúde, que percorrem as casas, orientam e ajudam na eliminação de criadouros do mosquito transmissor, mas precisamos fazer a nossa parte também. Vistoriar nosso quintal, áreas, terraços, calhas e eliminar todo tipo de recipiente que possa acumular água é de grande auxílio no combate à Dengue. Onde não há mosquito não há doença”, lembrou a vereadora.

O vereador Dr. Romano Cassoli ressaltou a importância da colaboração dos munícipes também no auxílio ao trabalho dos agentes de saúde. “Alguns moradores sequer deixam os agentes adentrarem suas casas para fazerem as vistorias – um absurdo. Os agentes não pedem para que ninguém promova limpeza, mas que os auxiliem na prevenção à doença e que os deixem fazer seus trabalhos”.

A saudável concorrência de preços de combustíveis estabelecida faz algumas semanas após a instalação de novo posto na cidade foi tema de abordagem do vereador Pedro Giantomassi. “Gostaria de agradecer ao Grupo Paula Souza, inclusive por meio de uma Moção de Congratulações, por acreditar em São José do Rio Pardo e instalar mais uma unidade aqui, mostrando também seu compromisso com o desenvolvimento do município, uma vez que está gerando empregos, além de uma concorrência sadia, que há anos não se via e que só foi possível, inclusive, por meio de intervenção desta Casa em um Projeto de Lei que permitiu a vinda de novas empresas deste segmento para o município”.

Quem também fez uso da palavra foi a vereadora Lúcia Libânio, que destacou que o Programa Estadual Melhor Caminho, que garante revitalizações em estradas rurais para melhorar o escoamento de produções agrícolas e tráfego. “Nesta etapa, o programa contemplará trecho entre o Barreirinho até a antiga escola e depois a Prefeitura deve fazer a manutenção em trechos da Fazenda Fortaleza e Ouro Branco”, concluiu.

Ao término da Sessão, o presidente da Casa, vereador professor Rafael Kocian agradeceu a presença dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da E.E. “Euclides da Cunha”, que acompanharam parte dos trabalhos em Plenário.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br