“Instituto Talentos”: Programa de Estágios da ACI completa 12 anos

http://www.minhasaojose.com.br

Objetivo é atender as necessidades das empresas e encaminhar os estudantes para ingresso na vida profissional

Entrevista e texto: Natália Tiezzi Manetta

Você, internauta, sabia que a Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo possui o “Instituto Talentos”? E que ele já foi responsável por direcionar centenas de jovens rio-pardenses ao mercado de trabalho, inclusive o primeiro emprego?

Pois neste 2021, o Programa de Estágio da ACI, atualmente “Instituto Talentos” completa 12 anos de atividades, e, assim como os inúmeros estágios que proporcionou a tantos jovens, também possui muita história para contar.

E quem vai contar um pouquinho delas é Cristiane Roque, responsável pelo programa desde 2010. Ela, que se diz apaixonada pelo trabalho que desempenha junto ao “Jovens Talentos” explicou como o Programa funciona; como as empresas podem aderir ao mesmo e as expectativas positivas para estágios neste final de ano e início de 2022.

Ela também fez questão de enaltecer o Instituto, falando sobre o trabalho que desempenha, e se emocionou ao contar sobre um estagiário que teve a oportunidade de estágio a partir do “Jovens Talentos” e conquistou a gerência em uma empresa rio-pardense.

Cristiane Roque, responsável pelo programa desde 2010

Confiram, abaixo, a entrevista na íntegra.

Cristiane, o que é o Instituto Talentos e por que ele foi criado?

Cristiane Roque: O Instituto Talentos é um Programa de Estágio implantado em todas as Associações Comerciais do Estado de São Paulo em parceria FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e visa oferecer oportunidades de estágio para jovens a partir de 16 anos, que estejam cursando Ensino Médio, Técnico ou Superior. O Instituto Talentos também possui uma iniciativa conhecida como Talentos Eficientes (PCD), voltada para inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. O Departamento de Estágio da Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo (ACI) utiliza o Instituto Talentos na gestão de suas atividades. O mesmo foi criado para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de estágios objetivando atender as necessidades das empresas e associações comerciais e encaminhar os estudantes para ingresso na vida profissional.

Quando o Instituto começou a funcionar?

O Departamento de Estágio da ACI Rio Pardo iniciou suas atividades no ano de 2009. No ano anterior, o estágio de estudantes foi regulamentado pela Lei Federal 11.788/08, que definiu entre outros atributos o não vínculo empregatício para estagiários e, por conseguinte, a isenção dos encargos trabalhistas para as empresas.

Como ocorre essa relação entre o Instituto e as empresas?

As empresas associadas e não associadas a ACI, bem como profissionais liberais (dentistas, contadores, médicos e microempresários etc.) entram em contato com o Departamento de Estágio da ACI disponibilizando as vagas de estágio de suas empresas e solicitando encaminhamento de currículos cadastrados no banco de dados da Associação

E como são as demandas ao Instituto?

A cada semana tem surgido uma quantidade maior de empresas que buscam informações sobre o Programa Estágio, ampliando assim potencialmente o número de estagiários contratados por intermédio do Instituto de Talentos/ ACI Rio Pardo. Com o Programa de Estágios, as empresas também tem procurado a ACI para auxiliar na oferta de oportunidades profissionais em outras áreas, as quais também são gerenciadas pelo Instituto Talentos.

Quantas vagas de estágio já foram divulgadas pelo Instituto nestes mais de 10 anos?

Nesses anos de atuação do Departamento de Estágio da ACI foram divulgadas milhares de vagas, que beneficiaram diversos estudantes em nossa cidade.

Para divulgar uma vaga, a empresa precisa se cadastrar no Instituto? Como fazer isso?

Para oferecer uma vaga de estágio, as empresas precisam entrar em contato com o Instituto Talentos vinculado a ACI Rio Pardo, a qual fará a divulgação da vaga disponível nas redes sociais e no site www.aciriopardo.com.br.

Desde quando iniciou as atividades é você, Cristiane, que cuida do Instituto? Gostaria que comentasse um pouquinho sobre o que ele representa em sua vida e qual foi o maior aprendizado neste cargo.

Desde o ano de 2010, sou responsável pelo Programa de Estágio (Instituto Talentos) na ACI Rio Pardo. Essa atividade tem representado uma evolução significativa na minha trajetória profissional e me trouxe muito crescimento pessoal pela interação com jovens que buscam uma oportunidade de estágio, de desenvolvimento de carreira e melhoria de suas condições sociais.

Há alguma história curiosa, emocionante, que você possa dividir conosco sobre estágios que se tornaram contrações e foram divulgados pelo Instituto?

Ao longo desses anos, vivenciei muitas experiências marcantes de jovens que progrediram profissionalmente e conseguiram mudar o rumo de suas histórias de vida. Uma delas, é o caso de um rapaz de dezoito anos que cursava Fatec e foi encaminhado, através do Programa de Estágio –  Instituto Talentos para uma vaga de estágio em uma empresa do ramo de Informática muito bem-conceituada na cidade. Em pouco tempo como estagiário, foi identificado pelo proprietário da empresa que ele tinha muito potencial para auxiliar em atividades administrativas e comerciais. Ele foi avançando na empresa até se tornar gerente.

Atualmente, o Instituto disponibiliza alguma vaga de estágios para empresas?

Sim, estamos com diversas vagas de estágio disponíveis. Especialmente, como estamos em época de final ano, as empresas aumentam sua demanda por vagas.

Para finalizar, o que espera para o Instituto em 2022, já que a economia dá sinais de crescimento pós pandemia?

Com o retorno das atividades do Comercio, a disponibilização de vagas de estágio tem se recuperado e até cresceu nos últimos meses. Para 2022, a tendência é que haja um aumento na procura por estagiários por parte das empresas, acompanhando o avanço econômico pós pandemia.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: