Hospital Unimed registra aumento de 43% no atendimento da Pediatria

http://www.minhasaojose.com.br
Médico pediatra Dr. Ermeson, coordenador da Pediatria do Hospital Unimed

Entre os meses de abril e maio, o Hospital Unimed Rio Pardo registrou um aumento de 43% na procura por atendimento pediátrico: foram 841 crianças atendidas em abril e 1.199 em maio.
De acordo com o médico pediatra Dr. Ermeson Villela de Sousa, que é coordenador da Pediatria no Pronto Atendimento do Hospital, esse aumento da demanda se deve a três principais fatores: sazonalidade, mudança de estação e, principalmente, baixa capacidade de resposta do sistema imune das crianças em razão da pandemia.
Ele explica que o sistema de defesa do organismo se adapta a cada nova situação, ou seja, quando é exposto a alguma doença ele trabalha para combater aquela nova patologia. “Com o isolamento durante a pandemia, o sistema de defesa da criança (criação de anticorpos) ficou sem funcionar plenamente e ainda teve uma redução”, diz Dr. Ermeson.
Segundo o médico, isso acontece porque, quando o organismo não tem mais contato com determinada patologia, ele reduz naturalmente a quantidade de anticorpos específicos. “As crianças ficaram mais vulneráveis. Além disso, a abertura repentina de tudo fez com que o número de contatos aumentasse bastante e as patologias se multiplicassem rapidamente entre as crianças, como as viroses intestinais e outras que aumentaram muito, como a doença viral conhecida como síndrome mão-pé-boca, além de quadros de resfriado comum e casos de covid”, explica.
Somados, esses fatores provocaram aumento na procura por atendimento, causando sobrecarga em determinados horários e impactando diretamente no tempo de espera da consulta. “Em alguns momentos houve um nível de espera bem maior do que a gente imaginaria que houvesse”, diz o pediatra.

Consultório da Pediatria

Horário ampliado
Para minimizar os impactos dessa demanda, o horário de atendimento da Pediatria foi ampliado das 7h às 21h de segunda a sexta; aos finais de semana e feriados continua das 7h às 19h. “Em comum acordo com a direção os pediatras se propuseram a aumentar o período até 21 horas para abranger melhor e com mais qualidade o atendimento das crianças”, ressalta Dr. Ermeson.

Como funciona
O Pronto Atendimento da Pediatria atende urgências e emergências de crianças desde o nascimento até os 13 anos de idade. O serviço conta com clínico, pediatra, equipe de enfermagem, serviço de apoio e de sobreaviso. “Depois da triagem, classificação de risco e atendimento pelo pediatra, se houver necessidade de medicação, internação ou alguma intervenção, a criança já recebe essa continuidade. O Hospital Unimed conta com serviço de apoio de imagem e laboratório, sala de urgência e emergência e setor de internação”, diz o médico.
O Pronto Atendimento também tem serviço de sobreaviso para as diversas especialidades médicas. “Quando a complexidade do problema supera nossa capacidade de resolução, a gente tem um serviço de apoio de UTI móvel contratada para que, se houver necessidade, esse paciente seja transferido para um setor de maior complexidade.”

Cada vez melhor
Para Dr. Ermeson, o Hospital Unimed agrega estrutura e profissionais que se dedicam para que o atendimento seja cada vez melhor. “Pretendemos agregar maior qualidade para atender à demanda que foi criada. Estamos certos de que a Cooperativa da Unimed Rio Pardo busca soluções cada vez mais adequadas para que esse Hospital, que ainda é novo, seja referência na região.”

Recepção do Pronto Atendimento

INFORMATIVO UNIMED – https://www.unimedriopardo.coop.br

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br