Editorial: Do ‘ringue’ virtual, à democracia e às urnas – é preciso saber votar

http://www.minhasaojose.com.br

Você, rio-pardense, deve ter acompanhado a campanha realizada pelos candidatos a prefeito e a vereadores nos últimos meses, principalmente pela Internet, a qual foi o principal meio de difusão e, com o perdão da palavra, ‘confusão’ de informações.

Propostas foram apresentadas, obviamente, mas, em inúmeras situações, as ‘paredes’ das quatro telas do celular e do notebook se tornaram uma espécie de ‘ringue’. Muita gente, amigos e inimigos, participou de um verdadeiro festival de troca de ofensas, picuinhas, sem contar nas histórias requentadas (o popular ‘levantando defunto da cova’).

Ânimos exaltados também entre os candidatos: processos, liminares, pedidos de retratação e respostas, tudo exposto principalmente pelas redes sociais. A Justiça Eleitoral trabalhou, ou melhor, ‘despachou’ bastante nestes últimos dias, restabelecendo a ordem e a verdade.

Não bastassem os ataques pessoais, o eleitor também teve que suportar as fakenews e aprender a separar o joio do trigo. Lembrando que promover e compartilhar notícias e vídeos falsos é crime. Portanto, caro eleitor, saiba escolher suas fontes de leitura.

Aos que tumultuaram, discutiram, espernearam, faltou-lhes entender que vivemos em uma democracia. E como tal cada um escolhe e vota no candidato que quiser. E mais: não é porque o cidadão escolheu votar em um candidato que ele é necessariamente inimigo do outro ou das pessoas que optaram pelo outro. Simples assim. (E como essa simplicidade foi difícil entendimento para alguns).

Entretanto, em meio ao ‘ringue’ virtual, também tiveram aqueles candidatos que preferiram a tranquilidade de apenas expor suas ideias, compartilhar seus objetivos, dividir com a população os anseios de transformar São José em um município melhor. Entenderam os reais sentidos das palavras cidadania e democracia.

Amanhã, dia 15, é chegada a hora da decisão. Mais uma vez, com o perdão do trocadilho, assim como em um ringue apenas um candidato sairá vencedor da disputa para prefeito, além dos 13 nomes à vereança. Basta saber se a população rio-pardense também sairá vencedora, não apenas neste domingo, mas nos próximos e longos 4 anos.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange