DESTAQUESOCIAIS

Devoção e fé: Irmã Anacleta Biz completa 104 anos – 85 deles dedicados à vida religiosa

http://www.minhasaojose.com.br
Irmã Anacleta reside atualmente em Curitiba e leva a palavra de Deus a muitos fiéis na Ordem das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (Foto: Tribuna dos Mananciais/PR)

Texto: Natália Tiezzi

No dia 30 de abril deste ano, a irmã Anacleta Simeão Biz completou 104 anos. A religiosa nasceu em 1919, na Borda do Campo, Província de Deodoro, no Paraná. Nascida Anna Biz, ela é caçula de 11 irmãos, filha de José Biz e de Dona Maria Simon, ele brasileiro e ela natural de Tirol (atualmente Itália).

Aos sete anos, Anna veio morar no centro de Piraquara, município do Paraná, e aos doze anos ingressou no instituto Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba. Ainda cedo ingressou na Ordem das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, onde adotou o nome religioso de Irmã Anacleta Simeão Biz.

No vídeo comemorativo ao aniversário de 104 anos ela declarou que quis ser religiosa porque via as Irmãs que trabalhavam no Leprosário de Piraquara e levavam os filhos dos leprosos a participarem das missas.

“Minha mãe dizia que desde os cinco anos eu já falava que queria ser como elas, as Irmãs. E hoje sou feliz de poder me entregar completamente a Deus”, disse, emocionada.

Irmã Anacleta disse que queria ser religiosa desde os 5 anos e dedica-se à nobre missão há 85 anos (Foto: Apostole del Sacro Cuore di Gesù)

Nestes 85 anos de vida religiosa, Irmã Anacleta peregrinou por diversas cidades do Brasil, inclusive em São Paulo e por 18 anos em Missão no Pará, sempre promovendo a caridade entre os mais necessitados, sendo um exemplo de fé, devoção, humildade e generosidade.

Astuta, corajosa e acima de tudo trabalhadeira, Irmã Anacleta é conhecida pela alegria, pelo entusiasmo e pela disposição que contagiam a todos à sua volta.

Irmã Anacleta disse, na ocasião das comemorações de seus 100 anos, que gosta muito de estar próxima das crianças, com as quais ela aprende muito. “Com criança a gente aprende muita coisa: aprende a ser simples, humilde, não faz questão de desprezo”.

Talvez o segredo para a longevidade seja estar sempre próxima das crianças e a oração que Irmã Anacleta reza diariamente e ensina a todos. “Cura-me, Liberta-me e Salva-me, Senhor”.

Desejamos à Irmã Anacleta, que atualmente reside em Curitiba, muita saúde e sabedoria para que possa continuar levando a palavra de Deus aos irmãos e irmãos de fé!”

Astuta, generosa, alegre: Assim as pessoas que convivem com a Irmã Anacleta a definem
http://www.minhasaojose.com.br