Cainan Risso Yong: Aos nove anos, ele é um prodígio da Natação

http://www.minhasaojose.com.br

Ele ainda é um menino, tímido e de poucas palavras. Mas, quando o assunto é Natação, o pequeno Cainan Risso Yong, de apenas nove anos, se transforma: abre o largo sorriso para falar e expor suas conquistas, que já somam mais de 80 medalhas em apenas três anos de competições.

O ‘prodígio’, como é chamado pelos atuais treinadores, Edinho e Mônica, começou a nadar com um aninho com aulas do professor rio-pardenser Iury Abrão e não parou mais. Um dos principais exemplos da Natação para Cainan foi o próprio pai, Daniel Yong, que também foi nadador. “Incentivamos muito o Cainan, mas o Daniel vibra muito. Acho que por ele ter nadado também acabou se tornando o fã número 1 do filho”, destacou a mamãe Patrícia Risso Yong.

Entre os inúmeros campeonatos que já participou, Cainan contou que um deles ficou marcado em sua memória. “Foi o Campeonato Sudeste, que disputei em 2017, onde conquistei quatro medalhas, sendo em 1º, 2º, 3º e 5º lugares. E tem também minha 1ª competição, durante um campeonato em Mococa em 2015. Eu estava com seis anos e conquistei o 2º lugar”, contou.

Uma das primeiras competições de Cainan, promovida em 2016, onde conquistou o 1º lugar no pódio

E nos últimos anos, Cainan teve a oportunidade de conhecer grandes nomes da Natação brasileira como César Ciello, Pedro Spajari e Felipe França. “Sempre converso com o Pedro Spajari, que é de Mococa, e obtenho informações e dicas muito boas para meus treinamentos. Eles são excelentes exemplos para mim. Mas o maior deles continua sendo o Michael Phelps. E eu estou treinando muito para ser como ele”, afirmou.

RITMO INTENSO DE TREINOS

Cainan nada em todas as modalidades, mas o preferido é o estilo Borboleta. E a determinação do pequeno atleta chama a atenção de todos, principalmente da família, já que o ritmo de treinos é intenso, bem como as competições. Ele nada em todos as modalidades, mas o nado Borboleta é o que mais gosta. “Atualmente ele treina de segunda a sexta-feira, durante mais de duas horas, na Associação Atlética Mocoquense, já que estuda no período da manhã. Nos treinos, Cainan nada cerca de 3 quilômetros por dia e participa de uma média de 3 competições por mês, que geralmente são promovidas aos finais de semana. E isso não é motivo para o cansaço ou desânimo. Ele até fica ansioso, acorda bem cedinho quando tem que competir”, observou Patrícia.

Rotina de treinos é intensa, mas o jovem nadador não reclama e adora participar das competições

Tanta determinação e amor pela Natação já estão dando excelentes resultados ao Cainan. “Venho baixando meu tempo a cada competição e isso é meu principal objetivo. Quero competir cada vez mais e fazendo o melhor tempo, sempre”, disse.

Apesar de estar acostumado aos pódios, quando perde alguma competição Cainan não se preocupa. “Ele sabe que quando isso acontece tem que melhorar seu desempenho, treinar mais adequadamente e também ficar atento à alimentação”, ressaltou a mamãe.

E as próximas competições já estão marcadas. Em abril, Cainan participará do Troféu Amigos da Natação, em São João da Boa Vista; do Torneio Regional em Araraquara e da Seletiva do Troféu Kim Mollo de Natação em Mococa.

UMA COBRA DE ESTIMAÇÃO

Apesar da rotina de treinos na Natação, Cainan tem outra paixão: uma cobra de estimação que já está com ele faz dois anos. “Certo dia ele viu um biólogo levar algumas cobras na escola onde estudava e ficou fascinado. Pedidos daqui e dali e, finalmente, demos uma cobra de presente a ele. Cainan se dá tão bem com ela que o bichinho só se alimenta se ele der a comida. É uma relação de amizade e total confiança um com o outro”, contou Patrícia.

Cainan e sua cobra ‘Floco’: amizade, respeito e paixão também pelos animais

Cainan disse ainda que apesar do foco que possui na Natação, ele pretende estudar e ser um grande biólogo. “Quero trabalhar na Austrália, onde se encontram várias espécies de cobras. Mas, hoje, o que eu quero mesmo é nadar e, quem sabe, ainda defender o Brasil em uma olimpíada”, concluiu.

Patrícia e o jovem atleta fizeram questão de agradecer aos patrocinadores e apoiadores, entre eles a AEM, Rio Pardo Embalagens, Jet Incorporated, Ativa Plant, Colégio Unigrau e Suiei Piscinas.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br