CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Vereador Kocian sugere cursos e capacitações sobre Segurança Escolar aos profissionais da Educação

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 9ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 11, na Câmara Municipal, a Segurança Escolar foi um dos assuntos mais abordados em Plenário. O vereador professor Rafael Kocian sugeriu à ACDEPOL – Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” a elaboração de cursos e capacitações específicas para professores e diretores.

“Com o aumento no número de atentados violentos em unidades escolares é fundamental que exista uma capacitação, fornecida por órgão técnico de inteligência policial, visando a adoção de protocolos de segurança nas escolas, públicas e privadas, buscando a implementação de ações que garantam maior segurança dos alunos, professores, servidores e toda a comunidade escolar”, concluiu.

A segurança nas unidades escolares também foi tema de indicação do vereador Eduardo Ramos à Secretaria Municipal da Educação, que sugeriu a instalação de câmeras de segurança e interfone nas unidades de ensino municipais. “Diante dos recentes acontecimentos, o sistema de monitoramento e interfone para atendimento nas escolas e creches municipais se faz de extrema importância para garantir mais segurança às crianças”.

Requerimento de Kocian foi direcionado à ACDEPOL – Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” para os cursos e capacitações

Outro assunto abordado pelos vereadores durante a Sessão Ordinária foi, novamente, os serviços de manutenção e zeladoria urbana. O vereador Moraci Bállico solicitou informações ao Executivo Municipal a respeito de caçambas de coleta de entulhos. “Há possibilidade de cobrar as empresas que trabalham com estes serviços para que providenciem a pintura das faixas refletivas nas caçambas? A falta dessa sinalização adequada pode ocasionar riscos de acidentes no período noturno, já que muitas caçambas permanecem nas ruas”, indagou, acrescentando que a Casa já elaborou indicação sobre o assunto, mas o problema não foi solucionado.

A falta de iluminação em boa parte da Avenida Antônio Pereira Dias foi tema de requerimento do vereador professor Rafael Kocian à Prefeitura. “Quais os motivos desta via pública estar sem iluminação e qual a previsão para o reparo ocorrer?”, questionou, justificando que a solicitação visa atender demanda de munícipes que passam diariamente pelo local.

Na mesma avenida, porém próximo ao Colégio De Grau em Grau/COC e arredores, o vereador Fernando Gomes sugeriu serviços de poda de árvore. “Familiares de crianças que estudam na referida escola estão preocupados com o perigo de acidentes devido à situação das árvores, sendo que a maioria está localizada no local de entrada e saída, onde também é ponto de estacionamento de veículos”, observou.

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues sugeriu a organização do trânsito em um dos trechos de maior fluxo de veículos no município em horários de pico: o entroncamento da Avenida Belmonte com a Avenida Perimetral e início do bairro Vila Verde. “Os condutores e pedestres relatam muitas dificuldades no tráfego, principalmente nos horários das 7h00 às 8h30 e das 16h30 às 18h00. Sugiro, ainda, que se designe um guarda civil municipal nestes períodos que possa auxiliar no fluxo intenso de veículos”.

Manutenções e zeladoria urbanas voltaram a ser temas de muitas proposituras assinadas pelos vereadores

Outro requerimento referente à manutenção pública foi de autoria do vereador Henrique Torres, que solicitou informações sobre data prevista para conserto de quadra esportiva no bairro Natal Merli. “O espaço precisa de reforma urgente e considerando que existem emendas impositivas deste vereador para instalação de tabelas novas, além de pinturas das quadras e instalação de câmeras de segurança, solicito que os serviços sejam executados o mais breve possível para que os jovens daquela comunidade não fiquem sem a prática esportiva”.

O vereador Gabriel Navega, também em requerimento à Prefeitura, solicitou informações relativas a serviços não concluídos na rua André Bilotta, no bairro Maria Boaro. “Os buracos na via foram abertos faz mais de três semanas e vêm provocando muitos transtornos aos moradores, ao trânsito de veículos, que já é intenso habitualmente, sendo que no momento há apenas meio acesso em cada lado da rua, o que contribui para a ocorrência de acidentes”, justificou.

Por fim, a vereadora Lúcia Libânio solicitou informações relativas às crianças atendidas pelo Grupo Espírita Samaritano, questionando quantas são atendidas em período integral e também em meio período, justificando o requerimento pela função fiscalizadora que compete à vereança.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br