Secretaria Municipal de Educação desenvolve projetos para melhorar processo educativo

http://www.minhasaojose.com.br
A Oficina “Pedagógica de Materiais Concretos” foi uma delas, com atividades envolvendo numerais, contagem, leitura e escrita, a qual foi promovida pelas professoras da rede e entregue para todas as escolas municipais

Estimular o estudo e facilitar o aprendizado na pandemia, principalmente com relação às aulas remotas, não são tarefas fáceis para coordenação e docências nas escolas, mas a Secretaria  Municipal de Educação, por meio de sua equipe profissional que atua na rede, desenvolveu projetos com estes objetivos. 

Para facilitar esses mecanismos, a Rede Municipal de Educação passou a desenvolver o Atendimento Educacional Especializado, que tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.  

Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o Atendimento Educacional Especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino.  

“Iniciamos o ano de 2021 atendendo as famílias, apresentando o trabalho, solicitando a autorização dos pais e analisando a necessidade de cada aluno para traçar um Planejamento Educacional Individual”, destacou a professora auxiliar de Educação Especial, Lucilene Lofrano Maziero Gomes. 

Ela informou que os professores especializados estão desenvolvendo um trabalho com esses alunos que precisam do Atendimento Educacional Especializado através das atividades remotas (vídeos, brincadeiras, histórias, jogos e atividades estruturadas no concreto para esses alunos.  

“Também estamos com um trabalho diferenciado com alunos com Transtorno do Espectro Autista, com uma professora da nossa rede municipal especializada nessa área: Adriana Corsi Fonzagui. Ela estará atendendo todos os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, observou. 

OFICINA DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS

A Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Pardo atende atualmente crianças de 0 a 5 anos de idade na Educação Infantil, totalizando 1. 590 crianças. Há nas Creches Municipais o atendimento integral e parcial, considerando a necessidade da comunidade escolar. Atualmente a Educação Infantil conta com professores que atuam no período matutino e vespertino, totalizando 145 professores.

Para atender as necessidades dos alunos nesta fase de pandemia está sendo desenvolvida a Oficina de Jogos e Materiais Pedagógicos. De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Silvana Lopes Mora o objetivo da Oficina é garantir os procedimentos metodológicos (mobilização, levantamento de conhecimentos prévios, análise e tomada de decisão, problematização, sistematização), além do mais os jogos promovem a participação ativa da criança, ao mesmo tempo em que se apresentam de forma lúdica e prazerosa, pois é uma relação positiva de autoconfiança, com aquisição de conhecimento, inclusive para as crianças com maiores dificuldades de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio-lógico. Também valoriza as relações acentuando a colaboração dos participantes”, explicou.

A Oficina está sendo orientada pela professora auxiliar volante Mariana Panizza, que, juntamente com outras 16 professoras auxiliares volantes construíram jogos pedagógicos e materiais de uso concreto, que já estão sendo utilizados pelos alunos. durante todo o mês de março, os quais continuarão sendo desenvolvidos nos demais meses do ano.

“O produto deste trabalho foi encaminhado às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 para serem entregues e utilizados por crianças de 4 a 9 anos. No total, com diversos tipos de materiais, foram produzidos 1880 jogos que contemplam de atividades envolvendo numerais e contagem, até a leitura a escrita”, explicou a professora Mariana Panizza. 

Ela destacou, ainda, que para os alunos de 4 anos foram confeccionados fantoches a fim de estimular a imaginação e a linguagem oral dos alunos. Junto dos fantoches, foi encaminhada uma sugestão de leitura. Para os alunos de 5 anos, um jogo de tabuleiro e contagem. Para os alunos de 6 anos, cantigas fatiadas a fim de estimular a leitura. Para os alunos de 7 anos, um bingo de numerais. Para os alunos de 8 anos, um jogo de sílabas com o objetivo de trabalhar a escrita de palavras e frases. Para os alunos de 9 anos, um dominó de operações matemáticas. 

Mariana finalizou dizendo que a Oficina de Jogos e Materiais Concretos também será desenvolvida nos demais meses do ano.

CONFIRA ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS PELAS PROFESSORAS NESTA OFICINA

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange