Saúde e Segurança no Carnaval: Dr. Marcelo Galotti orienta aos cuidados para curtir a folia
O Carnaval está aí e para que você aproveite os dias de folia com saúde e segurança, a Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente e a Operadora SAVISA trazem informações, por meio do médico infectologista Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira.

Ele destacou algumas dicas e orientações não apenas à saúde, mas relativa à segurança, inerentes nesta época do ano. “Aproveite o Carnaval com alegria, respeito e responsabilidade. Cuidar da saúde também faz parte da festa”, afirmou o médico.
Confira, abaixo, mais informações destacadas pelo Dr. Marcelo.

Dr. Marcelo, qual é a principal recomendação em Saúde para quem vai aproveitar o Carnaval?

Para que a festa seja apenas motivo de boas lembranças, alguns cuidados com a saúde são fundamentais. A mais importante é prevenir a violência e para que isto aconteça é necessário não usar drogas ilícitas e evitar o excesso de álcool; Hidrate-se frequentemente e evite permanecer longos períodos sem se alimentar; Use protetor solar e repelente para proteção contra o sol e contra doenças transmitidas por mosquitos; Prefira roupas que protejam melhor o corpo; Mantenha a vacinação em dia; Não compartilhe copos, garrafas ou utensílios e lave as mãos com frequência; Utilize preservativo em todas as relações sexuais; Tenha cuidado com alimentos de procedência desconhecida, gelo e água não filtrada.
Outros riscos comuns nessa época incluem insolação, desidratação, intoxicação alimentar e problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool.
Quais doenças transmissíveis podem surgir com maior frequência durante o Carnaval?
Devido à aglomeração, calor, contato físico e exposição prolongada ao sol, podem surgir: Doenças transmitidas por mosquitos como Dengue, Zika e Chikungunya; Doenças respiratórias como gripe, COVID-19 e resfriados; Infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, gonorreia, HPV e hepatites, além de Infecções gastrointestinais e intoxicações alimentares.
Na presença de que sinais e sintomas é necessário buscar auxílio médico?
Procure atendimento médico se apresentar:
• Febre alta persistente
• Dor intensa no corpo, especialmente atrás dos olhos
• Vômitos repetidos
• Manchas na pele
• Ferida genital, corrimento ou dor após relação sexual
Por: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA





