CIDADEDESTAQUESAÚDE

Santa Casa-Hospital São Vicente e CIHDOTT promoveram palestra em alusão ao Dia Municipal da Doação de Órgãos e Tecidos

http://www.minhasaojose.com.br
Durante a palestra, Dr. Sardinha também destacou os “Protocolos de Morte Encefálica no Brasil

Conhecimento, troca de experiências, abordagens esclarecedoras a um tema em que ainda gera muitos questionamentos e dúvidas perante à sociedade, bem como à classe médica e de Saúde: A Doação de Órgãos e Tecidos.

Em alusão ao Dia Municipal de Conscientização, 6 de dezembro, a Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente, junto à Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) promoveram palestra, que contou com a presença ilustre do médico neurologista Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, que é membro da Câmara Técnica de Neurologia e Doação de Órgãos do Conselho Federal de Medicina, mestre e doutor pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

O encontro, direcionado aos profissionais da Saúde de Rio Pardo e região, reuniu médicos, enfermeiros, socorristas e fisioterapeutas de várias Santas Casas e municípios da região, entre eles São João da Boa Vista, Tapiratiba, Mococa, Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, que puderam e tiveram o privilégio de acompanhar verdadeiras aulas proferidas pelo Dr. Sardinha no auditório da Santa Casa rio-pardense, o qual foi recepcionado pela equipe do CIHDOTT, composta pelo Dr. Danilo Henrique Zuim de Lima, Médico Responsável, Enfermeiras Edilene Garcia Felicíssimo, Gisele Augusto, Michele Vitorino Alves Ferreira, Amanda Breda Ferreira da Silva, por Maria Remédio, pela Assistente Social Cristiane Breda Rigobello e pelo fisioterapeuta Rafael Castelli.

O Provedor, senhor Edson Roberto Furlan também acompanhou a palestra, destacando a importância dos temas abordados pelo renomado médico.

O evento teve a duração de três horas, onde Dr. Sardinha abordou temas relevantes relacionados à Doação de Órgãos e Tecidos, entre eles “Protocolo de Morte Encefálica: Principais Dúvidas”, “Entrevista Familiar” e “Manutenção do Potencial Doador”. Os participantes também puderam fazer questionamentos acerca das abordagens, que foram prontamente esclarecidas pelo palestrante.

Após a enriquecedora palestra, todos participaram de um coffee break oferecido pela instituição.

Dessa forma, a Santa Casa e a CIHDOTT promoveram entre os profissionais da Saúde também a conscientização à Doação de Órgãos e Tecidos, sendo que desta forma poderão ser difusores de informação à sociedade, bem como se profundarem sobre o importante tema.

Dezenas de profissionais da Saúde de toda a região participaram do evento na Santa Casa

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO BRASIL

Felizmente, o Brasil está contemplando um aumento no número de doadores efetivos de órgãos, possibilitando a realização de mais transplantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano, o país registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos. Esse é um número recorde de doações, quando comparados números do mesmo período dos últimos dez anos, e possibilitou a realização de mais de 4,3 mil transplantes.

Segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), esse quantitativo representa aumento de 16% no número absoluto de transplantes de órgãos, quando comparado com o mesmo período de 2022. O Brasil também registrou mais de 6,7 mil potenciais doadores nos primeiros seis meses deste ano.

No primeiro semestre do ano, houve significativo aumento nas taxas de notificação de potenciais doadores (67,5 por milhão de população) e de doação (19 por milhão de população).

E isso também se deve, e muito, à conscientização, à informação correta, que inclui os profissionais da Saúde à população.

Neurologista abordou outros dois temas, sendo “Entrevista Familiar” e “Manutenção do Potencial Doador”

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br