Pronto Socorro: Vereadores Sara e Xandão sugerem aumento da equipe profissional para otimizar atendimentos
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Câmara Municipal
O Pronto Socorro Municipal foi, novamente, alvo de apontamentos na Sessão Ordinária da Câmara, promovida terça-feira, 27. Alguns vereadores apresentaram demandas da população, principalmente na demora nos atendimentos no PS, inclusive por conta do aumento no número de pessoas atendidas diariamente.
E a tendência, nos meses de inverno, é que os atendimentos aumentem ainda mais por conta das doenças respiratórias, inclusive em crianças e idosos.
Vale ressaltar que o PS de Rio Pardo não atende apenas aos rio-pardenses, mas também é referência para atendimento a vários municípios, principalmente após as 18h00, horário em que as unidades básicas destas cidades já não atendem.
A vereadora Sara Mafepi destacou que foi procurada por munícipes que buscaram o PS e que a espera passou duas até quatro horas para atendimento. “Fui até lá e realmente estava muito demorado. Gostaria sugerir ao Executivo Municipal a contratação de mais médicos e enfermeiros para atuarem no PS e tentar otimizar os atendimentos”, disse.
O vereador Alexandre Tosini reforçou a sugestão da vereadora, destacando que também vem sendo procurado por muitas pessoas pela demora nos atendimentos no PS. “Há necessidade de aumentar a equipe profissional e a Prefeitura precisa atentar a isso com urgência. A demanda de pacientes muito nos últimos meses, conforme o próprio médico responsável pela unidade afirmou, entretanto o número de profissionais não aumentou”.
O vereador Marcelo Clementino destacou que, conforme apurou com a enfermeira chefe do PS, a média de espera para atendimento é entre duas horas e duas horas e meia, alegando que até mesmo nos Prontos Atendimentos de planos de saúde há certa demora para que os pacientes sejam atendidos.

CONSCIENTIZAÇÃO À BUSCA PELO PS
Já a vereadora Lúcia Libânio citou que é necessária uma conscientização sobre a busca de atendimento no PS, pois muitas pessoas procuram a unidade sendo que poderiam ser atendidas, inclusive a primeira consulta, nos Postos de Atendimento (ESFs) dos bairros.
“Sabemos o quão difícil é mudar essa situação, pois a maioria da população ainda busca atendimento no PS, quase sempre após o horário de trabalho, o que realmente sobrecarrega os atendimentos nos chamados horários de pico. Muitos desses atendimentos primários poderiam e deveriam ser realizados nas Unidades Básicas para desafogar o Pronto Socorro”, salientou.
A vereadora explicou, ainda, que o PS cumpre protocolos de atendimento e que realmente a prioridade são pelos atendimentos de casos de urgência e emergência.
Sobre isso, o vereador Alexandre voltou a mencionar a expansão de horários de atendimento nas UBSs, inclusive dos bairros Cassucci e Vale Redentor, bem como o fortalecimento nos atendimentos na Pediatria, cuja demanda também é alta.
“Em gestões anteriores já havia essa necessidade de desafogar o PS e houve tentativa com a abertura em horário estendido no antigo PPA Central. Talvez essa atitude ainda seja necessária e poderia ser considerada pela Gestão, principalmente, como a vereadora Lúcia citou, para atendimentos que não fossem de urgência e emergência, inclusive após o encerramento dos expedientes em algumas UBSs”.

ESTRUTURA
Sara também sugeriu à Gestão a substituição das cadeiras no PS, sendo que muitas estão desgastadas, criando situações desconfortáveis para os pacientes que já estão com alguma dor ou com crianças ao colo.
A sugestão foi compactuada pelo vereador Marcelo Clementino, que reconheceu que pontos estruturais precisam ser revistos no PS.
Além das cadeiras, Lúcia observou a necessidade de climatização, principalmente para atendimentos em meses em que as temperaturas aumentam.

BONS ATENDIMENTOS
Embora haja algumas críticas de munícipes de que o Pronto Socorro não resolveu problemas pontuais, os vereadores deixaram claro que a maioria das demandas recebidas não é com relação à qualidade nos atendimentos e dos profissionais, mas ao tempo de espera.
“Em momento algum estamos aqui criticando a qualidade dos profissionais, muito pelo contrário: sabemos que a equipe trabalha muito, é competente, mas precisa de ajuda, precisa de mais apoio para otimizar esses atendimentos. E, na verdade, nem eu, nem Sara e acredito que nenhum vereador está aqui para criticar a Prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde neste sentido, mas para trazer as queixas da população, já que somos a voz do povo e de muitos munícipes que não têm acesso às autoridades competentes para reclamar. Cabe a nós abordar os problemas, sugerir melhorias e cobrar por elas, e esperamos que o Executivo analise essa necessidade real de contratação de mais profissionais para o Pronto Socorro, entre outras demandas aqui apresentadas”, concluiu Alexandre.