CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Parlamento Jovem: Alunos terão a oportunidade de vivenciar atividades legislativas

http://www.minhasaojose.com.br
Dirigentes e Diretores de instituições educacionais participaram de reunião na Câmara onde o tema foi abordado

Na tarde de segunda-feira, dia 27, a Câmara Municipal promoveu reunião, junto à Educação rio-pardense, para apresentação das ações e objetivos da Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” para 2023. O convite ao encontro foi uma iniciativa da presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio, para um engajamento maior entre o Programa e as instituições escolares.

As explanações foram realizadas pelo diretor geral do Programa, vereador professor Rafal Kocian e pelo diretor executivo, Matheus Schiavon que, além de abordarem todos os aspectos que envolvem a Escola do Legislativo, também apresentaram o Projeto “Parlamento Jovem”, que será desenvolvido em parceria com as instituições de ensino locais.

Além deles, estiveram presentes à reunião a secretária municipal de Educação, Mariana Panizza Locatelli, a dirigente regional de Ensino, professora Silvia Dalbon, e diretores das escolas E. E. “Dr. Cândido Rodrigues”, E. E. “Euclides da Cunha”, E. E. “Profa. Laudelina de Oliveira Pourrat”, E. E. “Profa. Stella Couvert Ribeiro”, E. E. “Dr. João Gabriel Ribeiro”, E. E. “Profa. Sylvia Portugal Gouvea de Syllos”, ETEC “Prof. Rodolpho José Del Guerra”, Colégio Lumen, Colégio de Grau em Grau COC, Colégio Unigrau, Colégio Santa Inês, Fundação Educacional e EMEB “Profa. Stella Maris Barbosa Catalano”.

Ambos iniciaram observando a importância da Escola do Legislativo à sociedade, já que seu principal objetivo é a interação entre a população e a Câmara Municipal, que está sendo promovida desde o ano passado por meio de atividades, palestras, cursos, etc.

Kocian destacou que a participação das escolas, dos alunos, professores e toda comunidade escolar é fundamental à manutenção do Programa, já que trata assuntos relevantes também às crianças e adolescentes, bem como convidou as escolas presentes que ainda não visitaram a Câmara Municipal para agendarem as visitas, que fazem parte da Escola do Legislativo.

PARLAMENTO JOVEM

Sobre o Parlamento Jovem, Kocian e Matheus destacaram que o principal objetivo é estimular adolescentes a acompanharem de perto o trabalho dos parlamentares do município, bem como compreender, de forma mais abrangente, a importância do Poder Legislativo.

“Será aberto concurso de seleção de projetos de lei encaminhados por alunos da rede pública e particular, que serão desenvolvidos em sala de aula com o apoio dos professores e orientações fornecidas pela Câmara Municipal. Os alunos selecionados terão a oportunidade de vivenciar um dia na Casa Legislativa, participando de uma sessão plenária onde os jovens vereadores tomarão posse e votarão os seus projetos.

Nesse primeiro semestre teremos a participação de alunos do ensino médio e no segundo semestre do fundamental”, explicou o vereador Kocian.

Ele informou, ainda, que os alunos poderão escrever Projetos de Lei sobre temas de interesse municipal. “Os 15 selecionados vivenciarão o trabalho parlamentar como nós, vereadores. Tenho certeza que teremos ideias brilhantes para nossa cidade. A educação é sempre o caminho”, concluiu.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br