DESTAQUELEITURA

No Dia Mundial da Religião, você respeita a crença de seu semelhante?

Texto: Natália Tiezzi

Hoje, 21/01, é lembrado o Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e o site e jornal online Minha São José deixa uma pergunta a você, internauta/leitor/leitora: Você respeita a crença religiosa de seu semelhante?

Ainda (e infelizmente), em pleno século XXI, o desrespeito à religião do outro é motivo para situações de agressão, ataques morais e até mortes. No Brasil, as religiões de matriz africana são as que mais sofrem preconceito, intolerância religiosa e violência extrema, entretanto, esses tipos de atos e atrocidades, na maioria das vezes covarde, também atinge outras religiões, prova disso é a invasão de igrejas e destruição de imagens, por exemplo.

O que mais entristece e causa revolta é que a intolerância muitas vezes tem raízes culturais, ou o famoso ‘ouvi dizer que tal religião promove isso ou aquilo”. Poucos realmente conhecem a essência de cada crença, todavia julgam, condenam, discriminam, destroem e agridem.

Conhece-las é princípio básico ao respeito a todas as crenças, e mesmo que não se conheça é necessário respeita-las. Ninguém é obrigada a seguir nada, crer em nada, conviver com ninguém, mas respeitar é o mínimo, principalmente num país como o nosso, de grande pluralidade religiosa.

Neste dia especial, fica o convite à reflexão sobre o que realmente é respeitar, tolerar e dialogar entre todas as fés, na busca pela paz e convivência fraterna. E isso inicia na família, inclusive na infância, nas relações de amizade.

Antes do preconceito, procure informações sobre as religiões, e mesmo que elas não sejam concomitantes à sua crença, respeite-as e a quem as segue ou acredita. E, parafraseando o saudoso Ariano Suassuna: “O fanatismo e a inteligência nunca moraram na mesma casa”.

Cada um tem o livre arbítrio, que faz com que siga o que mais condizer com a sua realidade ou verdade. Muito mais do que ser a religião, exerça e vivencie sua crença para o bem (seu e do próximo).

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br