Natal: Izonel Tosini fala das perspectivas do Sincopar ao comércio e programação de final de ano
Texto: Natália Tiezzi
Então… já é quase Natal! E o comércio se prepara a um dos períodos mais aquecidos às vendas. Para falar um pouco sobre as perspectivas para este final de ano, inclusive a diversas áreas comerciais aqui da cidade, o site e jornal online Minha São José entrevistou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São José do Rio Pardo e Região, Izonel Tosini.
Sempre muito atualizado e realista, ele não escondeu uma preocupação, que, na verdade, também é de boa parte dos comerciantes, relativa ao cenário de juros elevados no país. “Por meio dos economistas da Federação do Comércio, o cenário econômico brasileiro evidencia juros elevados, endividamento de boa parte das famílias e das próprias empresas por conta desse alto custo para manter estoques, etc. E aqui em Rio Pardo não é diferente, porém, o Natal sempre será uma data otimista ao comércio, nos mais diversos ramos, e é neste otimismo, neste espírito de união, confraternização familiar, entre amigos, que a atividade comercial cria expectativas de alavancar as vendas. Natal não pode faltar presente, mesmo que este seja mais modesto, mas sempre terá”, observou.
Como em outras situações que envolvem as vendas no comércio, ele voltou a ressaltar que as empresas estão cada vez mais híbridas, ou seja, mantendo lojas físicas, mas também o e-commerce (comércio virtual), o que vem agregando e contribuindo às lojas, principalmente porque a concorrência com o comércio pela Internet está cada vez mais acirrada.
Izonel também chamou a atenção para o período das compras, que está sendo antecipado principalmente por conta da ‘Black Friday’, quando boa parte dos consumidores estão optando por garantir os presentes de Natal durante o mês de novembro, aproveitando os bons preços e antecipando-as.

“Talvez, por conta do cenário não tão otimista que o comércio vem enfrentando neste ano, o consumidor tenha que fazer mais esforço às compras, mas o Natal continua sendo uma grande oportunidade ao comércio, inclusive para Rio Pardo”, disse.
Para auxiliar os comerciantes nesta reta final de 2026, Izonel informou que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o Sincopar e a Associação Comercial e Industrial estão novamente unidos para promover um final de ano marcante, não apenas do ponto de vista comercial, mas para os munícipes, com uma programação especial.
“Vamos trabalhar juntos na iluminação, decoração, atrações culturais enfim, em ações e atividades que possam levar alegria às famílias e atrair ao comércio. Tratativas sobre o assunto já estão acontecendo, pois o planejamento é sempre antecipado para que possamos promover uma festa natalina organizada, segura, que realmente agrade ao público, aos turistas, já que muitos consumidores da região também prestigiam nosso comércio, nossa cultura, nosso turismo. Estamos empenhados para que Rio Pardo tenha um Natal bonito, alegre, com boas oportunidades comerciais e vendas”, concluiu.





