CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Mato alto pela cidade: Zeladoria urbana foi assunto abordado pelos vereadores na Sessão

http://www.minhasaojose.com.br

Terça-feira, dia 13, foi promovida a 44ª Sessão Ordinária da Câmara, a última referente ao ano legislativo de 2022. Entre os assuntos abordados pelos vereadores nas proposituras e em Plenário, destaque para a zeladoria urbana.

O vereador Pedro Giantomassi solicitou ao Executivo Municipal informações sobre cronograma das atividades do setor de zeladoria e jardinagem. “Muitos munícipes têm nos cobrado a respeito de limpeza pública, como roçamentos, podas, nas mais diversas áreas da cidade, principalmente agora, com a prevalência de chuvas e o mato crescendo em muitos pontos, inclusive logradouros públicos. Um cronograma, informando onde os serviços serão realizados nos próximos meses auxiliaria a população e também os vereadores, inclusive para responder a esses questionamentos”, destacou.

O vereador solicitou, ainda, a relação de equipes de zeladoria, com nomes dos funcionários de cada frente e os objetivos das equipes para este final de ano.

Já o vereador professor Rafael Kocian solicitou à Fundação Educacional informações sobre o site da instituição. O requerimento foi efetuado após o recebimento de uma Ouvidoria pela Câmara Municipal, que relatou problemas de acesso à Transparência, que está fora do ar. “Questiona-se quais as razões de isso ocorrer, bem como gostaria que fosse informado à esta Casa a relação de horas extras nos últimos três meses e se algum servidor recebeu acima do teto salarial nos últimos 12 meses”, indagou.

As Sessões Ordinárias da Câmara são promovidas às terças-feiras, 15h00, no Plenário, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do legislativo municipal na Internet

A função fiscalizadora do vereador também justificou outra propositura de Kocian, dessa vez direcionada ao DEC, que solicitou informações sobre a locação de espaços públicos para particulares. “Solicito à autarquia que informe todas as vezes que a Fábrica de Expressão, o Mercado Cultural, o Pátio do Tartarugão e outros espaços sob responsabilidade do DEC foram locados para realização de eventos, detalhando o período locado, nome do responsável e valor cobrado, e também as vezes em que estes espaços foram cedidos gratuitamente para o mesmo fim e o motivo da cessão gratuita”.

O vereador Henrique Torres sugeriu ao Consórcio Intermunicipal CEMMIL e ao CONDERG a inscrição no edital de chamamento público para o Setor de Resíduos Sólidos Urbanos. “O Ministério da Economia, a Caixa e o BNDES lançaram este edital para estruturação de projetos no setor. A iniciativa atende demanda do Ministério do Desenvolvimento Regional para estimular a regionalização dos serviços e a participação privada no manejo dos resíduos sólidos urbanos”, informou o vereador, conforme o edital.

Em outra indicação, Henrique sugeriu à Prefeitura ações de impacto na formação de jovens na área de tecnologia. “A Prefeitura poderia estudar a possibilidade de oferecer cursos de linguagem de programação, por exemplo, considerando a alta demanda destes serviços mundo afora. É uma forma de qualificar estes jovens, oportunizar chances de conquistarem o primeiro emprego e diversificar a área de atuação no mercado de trabalho”, destacou.

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues, em requerimento ao Executivo Municipal, questionou sobre providências relativas a diversos assuntos pendentes, entre eles a entrega dos uniformes aos estudantes da Rede Municipal de Educação já na primeira semana de aulas; o organograma administrativo da SAERP, contendo nome de toda a equipe, cargos, e a atualização de informações sobre as moradias do PROFAST, principalmente com relação às reformas anunciadas pela Prefeitura, se ocorreram as licitações, ou se serão destinadas casas no novo sistema de habitação anunciado pela atual administração.

O vereador também solicitou informações à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços sobre os motivos para que somente a rua José Braghetta, no Jardim Bela Vista, tenha ficado de fora do serviço de recapeamento que beneficiou o restante do bairro.

EXPEDIENTE LIVRE

Entre os assuntos abordados, de maneira cordial e respeitosa, o vereador Fernando Gomes utilizou o Expediente Livre para expressar os sentimentos de pesar pelo falecimento do Monsenhor Jonas Abib, ocorrido na segunda-feira, dia 12.

“Com extrema sabedoria, ele foi responsável pela evangelização de milhares, principalmente na Renovação Carismática Católica, além de fundador da Canção Nova. Também foi grande difusor da música católica e promoveu inúmeros eventos de evangelização, grupos de oração, deixando um verdadeiro legado de esperança, de fé que transforma. Estamos tristes com a partida do Monsenhor Jonas Abib, mas com a certeza de que seus ensinamentos sempre serão colocados em prática em nossas ações diárias, com fé e oração”, concluiu o vereador.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br