Mais informação à comunidade: Câmara passa a integrar a Rede informativa do Tribunal de Contas–TCESP
A Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, junto a mais 107 municípios paulistas, passa a integrar a Rede TCESP, que visa difundir conteúdo audiovisual de caráter educativo, institucional, jornalístico e informativo para a sociedade por meio das TVs Câmaras. No caso da Câmara rio-pardense, os conteúdos serão difundidos por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”.
O lançamento da Rede TCESP ocorreu na quarta-feira, dia 5, em cerimônia realizada no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital. O presidente da Câmara Municipal, vereador professor Rafael Kocian esteve presente, juntamente com o servidor e diretor executivo da Escola do Legislativo, Matheus Schiavon.
Entre as Câmaras da região, apenas as de Rio Pardo e Caconde celebraram o acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e vão transmitir os conteúdos da Rede TCESP.
Durante a solenidade, Presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas puderam conhecer em detalhes a Rede TCESP, que proporcionará mais transparência e publicidade aos assuntos relacionados às atividades de controle externo e à fiscalização dos gastos do poder público do Estado e dos municípios paulistas.
Na ocasião, os Presidentes de Câmaras e representantes das TVs Legislativas também receberam os certificados de adesão à Rede TCESP, que será responsável por ceder, sem qualquer ônus, conteúdos audiovisuais para que sejam exibidos na grade de programação das emissoras locais.
“Esse convênio permite maior troca de informações entre as instituições e principalmente com a população, que poderá se inteirar melhor dos seus direitos, deveres e cidadania”, observou Kocian.
TRANSPARÊNCIA E CONTEÚDOS RELEVANTES À SOCIEDADE
Responsável pela abertura da cerimônia, o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, falou sobre a importância da união dos esforços da Corte de Contas paulista e das Câmaras Municipais para aumentar o alcance da comunicação com a sociedade. Tudo isso sem qualquer tipo de investimento e utilização de recursos públicos pelas partes envolvidas.
“Nossa aposta tem sido na produção de conteúdo audiovisual digital para chegar na casa das pessoas pela televisão e pelos dispositivos móveis. Porque precisamos encontrar com as pessoas onde elas estão e num formato que elas estão dispostas a consumir”, afirmou o Conselheiro-Presidente. “E as Câmaras Municipais serão um novo canal para que a população receba informação sobre a forma como fiscalizamos o uso do dinheiro público”, completou.
Entre os conteúdos compartilhados com a Escola do Legislativo, através do convênio assinado, estão programas produzidos em parceria com a TV Cultura e a Rede Alesp, além de reportagens, entrevistas, boletins e documentários especiais feitos pela equipe de Comunicação Social do Tribunal de Contas.