DESTAQUEPOLÍTICA

Homenagens marcaram o Dia do Vereador e do Servidor Público

http://www.minhasaojose.com.br
Ex-vereadores e ex-servidores da Câmara foram homenageados na tarde especial no Legislativo Municipal

A tarde de terça-feira, 4 de outubro, foi marcada por homenagens na Câmara Municipal. Na ocasião foram lembrados o Dia do Vereador, comemorado em 1º de outubro, e o Dia do Servidor Público, cujos eventos são realizados concomitantemente conforme Resoluções da Casa Legislativa.

Neste ano, de acordo com calendário da Câmara, três ex-vereadores da Legislatura 2017-2020 foram homenageados, sendo José Fernando Folharini, Paulo Sérgio Ferreira e Zildo de Oliveira Delmondes.

Também receberam homenagens pelo Dia do Servidor Público três servidores aposentados da Câmara Municipal: Antônio Ribeiro de Almeida, Maria de Fátima da Silva Meirelles e Neusa Maria Sandrini.

Além dos vereadores e homenageados, familiares, servidores da Casa, munícipes e internautas também acompanharam as homenagens.

A Mesa foi composta pela vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, pelo secretário municipal de Educação, Luis Carlos Caruso e pelo presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian, que destacou a importância do trabalho do vereador e dos ex-servidores da Casa.

“O trabalho do vereador não é fácil, mas é extremamente gratificante, pois contribui à qualidade de vida do munícipe, ao desenvolvimento do município. É um elo entre as demandas da população e o Executivo, além de ter a incumbência de fiscalizar as ações públicas. Tive o privilégio de trabalhar junto aos três ex-vereadores, que muito contribuíram à comunidade rio-pardense com suas atividades parlamentares. Entretanto, o trabalho da vereança sempre precisa do apoio indispensável dos servidores desta Casa, que contribuem com suas experiências profissionais e fazem, literalmente, a Câmara funcionar. Temos a honra de homenagear três ex-servidores nesta tarde que muito contribuíram também à história dessa Câmara e estendo essa gratidão a toda equipe de servidores pela dedicação, empenho e profissionalismo que sempre desempenham suas funções, a exemplo dos que já se aposentaram”, disse Kocian.

Em primeiro plano, as servidoras aposentadas da Casa, senhoras Maria de Fátima e Neusa Maria e atrás os ex-vereadores José Fernando, Zildo e Paulo Sérgio

Após a entrega das homenagens, os ex-vereadores, fizeram uso da palavra na Tribuna.

O ex-vereador José Fernando Folharini observou a grandeza do papel do vereador, inclusive nas discordâncias em Plenário. “Óbvio que discordâncias ocorrerão, mas em nossa legislatura houve sempre o respeito, o ouvir o outro. Foi um período de muito crescimento e que ainda pudemos contribuir à população. Sinto-me orgulhoso de estar aqui hoje e grato à essa Casa pela homenagem”.

Já o ex-vereador Zildo de Oliveira Delmondes destacou que sua passagem pela Câmara lhe rendeu muito aprendizado e que se orgulha de ter auxiliado, enquanto vereador, a população da zona rural. “Morei na roça e sei das dificuldades. Ajudei o quanto pude enquanto estive vereador e acho que nosso papel aqui é esse também: estender a mão ao próximo, ajudar de alguma forma, dentro das possibilidades da vereança. Muito obrigado por esta homenagem”.

A EMOÇÃO DOS SERVIDORES APOSENTADOS

Após a homenagem aos ex-vereadores, as servidoras Maria de Fátima e Neusa Maria foram homenageadas. O senhor Antônio não pode estar presente, mas, em contato com a Câmara, agradeceu e se emocionou com a homenagem.

E emoção realmente não faltou. Como de praxe, a chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi, fez a leitura dos currículos dos homenageados, que foram enriquecidos com depoimentos dos servidores Alexandra Santurbano Esteves, Elaine Cristina Biaco Serra e Marco Antônio Gumieri Valério, que tiveram a honra e privilégio de trabalharem e conviverem por décadas com Antônio, Fátima e Neusa.

Elaine destacou a dedicação e atenção do senhor Antônio em suas funções de atendente de portaria, que desempenhou durante 31 anos na Câmara. “Antônio era um servidor muito educado, atendia a todos com atenção – vereadores, colegas e população em geral.  Era muito prestativo, sempre que solicitado era ágil em colaborar com as pessoas. Além do tratamento atencioso com as pessoas, também era muito cuidadoso com as dependências da Casa”, fecha aspas, afirmou a servidora.

A trajetória resumida de 28 anos de Maria de Fátima na Câmara, onde desempenhou as funções de Auxiliar Legislativa, Assistente Administrativa, Secretária Legislativa e Diretora Administrativa foi retratada pelo servidor Marco Antonio. “Durante todos os anos que trabalhou na Secretaria da Casa, a servidora sempre se destacou por ir além. Não ficou restrita as suas funções de concurso e auxiliou os colegas funcionários dos outros setores do Legislativo com toda presteza. Podemos dizer, com certeza, que “Não tinha tempo ruim” para Fátima – seja para carregar cadeiras para organizar uma Sessão ou auxiliando à Procuradoria Jurídica na análise de projetos, em decorrência da sua formação jurídica e experiência de servidora. Participou também ativamente do Instituto Municipal de Previdência – IMP, Comissão de Eventos, Comissão de Concursos, Comissão de Licitação entre outras. Sempre se colocou na defesa dos direitos dos servidores públicos. Intransigente na Defesa das prerrogativas da Câmara Municipal e da sua importância para a nossa Comunidade. Durante os seus anos como servidora desta Casa atendia com total dedicação vereadores, servidores e população. Fátima inspirou de forma plena todos que tiveram contato com ela nesta Casa de Leis e os que dão sequência ao seu trabalho são chamados a se inspirar no seu exemplo de dedicação, competência e amor ao Legislativo Municipal”, destacou o servidor.

Já Alexandra também lembrou com carinho e respeito a passagem de dona Neusa Maria pelo Legislativo Municipal, onde contribui com seus trabalhos na zeladoria por 20 anos.

“Neusa, pessoa tão delicada e refinada! Amante das flores e de azeitonas pretas (risos!); sempre presenteava os aniversariantes do dia com uma linda flor, entregue com muito carinho! Preocupada com todos, desdobrava-se em atender aos colegas com presteza e atenção”, disse a servidora.

Após receber as homenagens e a palavra ser aberta a ambas homenageadas, Fátima, emocionada, deixou uma mensagem a todos os presentes. “Eu amo a Câmara, o Legislativo Municipal e tudo que esta Casa representa perante à sociedade. Aqui fiz verdadeiros amigos, trabalhamos com amor e é essa mensagem que quero deixar: que nos amemos mais, pois somente amando-nos poderemos amar nosso semelhante” Agradeço imensamente à Câmara por essa homenagem – minha sempre gratidão a todos que trabalharam comigo, aos novos servidores, enfim, jamais esquecerei o período que aqui pude contribuir com meu trabalho”, finalizou.

Após o marcante discurso, as homenagens foram encerradas com todos os presentes entoando o hino de São José do Rio Pardo.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br