CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Homenagem à Vera Gil: Professora marcou gerações de alunos em Rio Pardo

Texto: Natália Tiezzi

Essa não é bem uma matéria, mas uma homenagem a uma professora que marcou gerações (dentro e fora das salas de aula): Vera Lúcia Zenaro Gil, com quem tive o privilégio de sua convivência por ter sido sua aluna.

‘Dona Vera’, como era chamada pelos alunos, ministrou aulas de Geografia (não sei se apenas essa disciplina) durante sua carreira de décadas no Magistério. Em especial a mim e à turma do ‘Ginásio’ da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”, a professora deu aulas no final da década de 90. Ela também ministrou aulas na EMEB Profª Stella Maris Barbosa Catalano por mais de 18 anos.

E eu confesso: tinha ‘medo’ dela! Dona Vera impunha respeito em sala, falava firme, pois realmente era necessário perante a uma classe de mais ou menos 40 adolescentes de 13, 14 anos… Mas, acredito que quanto mais ‘receio’ por vezes temos de um professor, este nos surpreende positivamente.

No registro, em 2021, a professora Vera Gil recebendo merecida homenagem pela Câmara por meio do Prêmio Professor Paulo Freire

Toda vez que eu necessitei de orientação (eu tinha muita dificuldade em fazer mapas – na verdade não tinha muita paciência), lá estava dona Vera a explicar, com carinho e competência, quantas vezes fosse necessária.

Aliás, o que mais marcou as aulas dela era esse contraste entre a dona Vera mais sisuda e a dona Vera descontraída, de sorriso fácil, que gostava de interagir com os alunos, muitas vezes de forma brincalhona, irreverente!

Ao longo do ano fui perdendo o ‘medo’ dela. E, obviamente, aprendi muito sobre os conteúdos da matéria dada, e principalmente a fazer mapas, que nunca mais esqueci – hoje uso as técnicas com minhas filhas em idade escolar.

E, além das salas de aula, dona Vera conquistava os alunos também fora delas, já que era praticamente a ‘porta voz’ nas muitas excursões escolares. O vozeirão daquele mulherão fazia a turma aquietar, principalmente na algazarra dos ônibus, todavia ela se divertia conosco com seu humor peculiar, participativo.

Uma das mais marcantes participações da querida professora foi quando acompanhou a turma de formandos da 8ª série a Balneário Camboriú, mais quase 30 anos atrás!

Acredito que o bom professor é assim: se faz respeitar, se entrega ao repassar e ensinar os conteúdos, com dedicação, mas também caminha junto com o aluno, se integrando, participando da vida escolar, assim como fez dona Vera durante sua bonita carreira no Magistério. Que ela seja sempre exemplo às atuais e futuras gerações de professores!

Como ex-aluna e em nome de todos que tiveram o privilégio de suas aulas, minha gratidão e reconhecimento à sempre querida dona Vera Gil!

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br