Femagri 2026 bate recordes de público e negócios: Em 2027, Feira será promovida em novo espaço
A 25ª edição da Femagri – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela Cooxupé e Guaxupé entre os dias 18 e 20/03 bateu novos recordes de público e geração de negócios. Consolidada como ponto de encontro entre cafeicultores, inovação e tecnologia, a feira recebeu 45,3 mil visitantes durante os três dias de programação. Os mais de 10,3 mil orçamentos realizados, segundo a organização, também indicam metas superadas em relação ao faturamento gerado com a efetivação dos negócios.
Em volume de vendas, as derriçadeiras e as roçadeiras lideraram a comercialização. Já no valor financeiro movimentado, destacaram-se as máquinas e equipamentos de pós-colheita, como secadores, máquinas de beneficiamento de café e descascadores.
O cenário internacional também influenciou o comportamento dos produtores. O conflito no Oriente Médio impactou diretamente as decisões de compra, incentivando a antecipação de negociações. Nesta edição da Femagri, fertilizantes e defensivos passaram a figurar entre os cinco produtos mais vendidos, um movimento diferente de anos anteriores, quando esses insumos tinham menor representatividade nas vendas.
O superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, explicou que cafeicultores, assim como produtores de soja e milho, compreenderam a importância de antecipar suas aquisições diante do contexto global.
“Nossos cooperados anteciparam suas compras, superando nossas expectativas, por entenderem os riscos de deixar para a última hora a aquisição de insumos. Os fertilizantes foram o terceiro item de maior faturamento e os defensivos, o quinto, enquanto as máquinas de pós-colheita ocuparam o primeiro lugar. Nos últimos dois anos, muitos produtores optaram por comprar esses insumos mais próximos do uso, mas passaram a se conscientizar dos riscos, especialmente diante do cenário geopolítico em uma região responsável por grande parte da produção de petróleo e fertilizantes nitrogenados. Diante disso, o produtor pode, ainda, enfrentar tanto o aumento de custos (de frete e dos próprios fertilizantes) quanto a escassez desses insumos, caso o conflito se prolongue”, afirmou Santos Júnior.

FEMAGRI 2027 SERÁ PROMOVIDA EM NOVO ESPAÇO, COM ÁREA DE 190 MIL METROS QUADRADOS
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, destacou que a Femagri 2026 se despede do atual local em grande estilo, marcada pelos recordes alcançados. A partir de 2027, a feira será realizada em um novo espaço, próximo ao Complexo Industrial e de Armazenagem Japy, em uma área de 190 mil metros quadrados. Atualmente, o evento ocupa um espaço total de 107 mil metros quadrados.
“A Cooxupé segue fiel aos princípios cooperativistas e sempre atenta a oportunidades que melhor atendam nossos cooperados. Nos despedimos deste espaço com gratidão por tudo o que construímos ao lado dos nossos produtores, mas é fundamental acompanhar o nosso ritmo de crescimento para que a cooperativa e seus cooperados continuem evoluindo. A inovação não para, e seguiremos ampliando o acesso dos nossos produtores a novas tecnologias, garantindo mais produtividade e sustentabilidade em suas lavouras e na gestão das propriedades”, concluiu Melo.

Com informações e foto da Phábrica de Ideias/Comunicação Cooxupé, Cooperativa parceira das mídias Minha São José





