CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

EPTV na Escola: 4 alunos do Colégio Unigrau chegaram à final e serão premiados

Os quatro alunos que chegaram à fase final, da esquerda para a direita: Ana Júlia, Mariane, Marcos Miguel e Ana Lívia

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Colégio Unigrau

Quatro alunos do 9⁰ Ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Unigrau/Rio Pardo chegaram à fase final do Projeto EPTV na Escola (região São Carlos), sendo essa uma conquista inédita ao colégio.

Os alunos são Ana Lívia Ferreira Barion, Marcos Miguel Ozéias, Ana Lívia Ferreira Barion e Ana Júlia Martins Cunha. Nesta edição, o Projeto abordou o tema “Mudanças climáticas: como pequenas atitudes podem reduzir os impactos ambientais?”, assunto importante e atual, considerando o cenário mundial.

Em entrevista ao site e jornal online Minha São José, a professora de Redação, Giovana Nunes de Oliveira, que coordenou e orientou os alunos durante o Projeto, explicou como foram promovidos os trabalhos. “Este ano, ocorreram algumas mudanças na forma de escolher os participantes, que foram divididos em três etapas. A primeira fase foi a iniciativa, feita com a orientação da professora Leiri (Ciências). Nela, os estudantes escreveram sobre como pequenas ações do dia a dia podem ajudar a diminuir os impactos ambientais. Uma das ideias que se destacou foi a “Folha não é sujeira”, criada pela aluna Maria Luiza, do 9ºB, que foi selecionada para avançar para a próxima etapa”, explicou.

A professora destacou que “na segunda fase, chamada defesa, todos os alunos criaram um vídeo bem criativo para mostrar a importância de construir uma composteira. Assim, toda folha de árvore recolhida na escola poderia virar adubo natural para ser usada na horta da escola e da comunidade”.

A aluna Maria Luiza de Lima Estevam, idealizadora do “Folha não é Sujeira”, iniciativa que levou os alunos à final

Muito dedicados, eles passaram, então, à última fase, onde tanto a professora, quanto o colégio acreditam no potencial dos estudantes para a elaboração das redações. “Com um pouco de ansiedade, mas cheios de coragem e determinação, os alunos se dedicaram bastante às pesquisas propostas, discutiram o tema e se esforçaram para mostrar a importância de cuidar do meio ambiente. Eles queriam transmitir para essa geração a sua visão sobre o futuro do planeta”, observou.

Ela também comentou suas impressões durante as atividades acerca do EPTV na Escola.  “Durante o desenvolvimento do projeto, o que mais me chamou a atenção foi perceber como essa turma está empenhada em mudar seus hábitos e fazer a diferença para tornar o planeta mais acessível às próximas gerações. E, para minha surpresa, o resultado da fase final foi ainda mais impressionante do que eu esperava. Como professora e mediadora do projeto, acreditava que o resultado seria positivo, mas nunca imaginei que haveria quatro finalistas. Isso mostra como o trabalho em equipe é fundamental e que todo esforço e dedicação realmente valem a pena”, concluiu.

Os quatro alunos do Colégio Unigrau receberão premiações, que serão entregues dia 26 deste mês.

A turma do 9º Ano B que participou do Projeto
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br