CIDADEDESTAQUEGERAIS

Do táxi à pipoca doce: “Paulinho taxista” foi destaque no ‘Mais Caminhos’ com tradicional receita

Texto: Natália Tiezzi. Informações: Programa Mais Caminhos

Paulo Ruy, aos 81 anos, com sua pipoca doce, que se tornou ‘patrimônio’ da cidade (Foto: Reprodução Mais Caminhos)

Duas tradições de São José do Rio Pardo foram destaques no Programa “Mais Caminhos”, exibido pela EPTV/Globo sábado, dia 27/06: o senhor Paulo Ruy, uma verdadeira ‘lenda’ do táxi, e a sua pipoca doce, um ‘patrimônio culinário’, que caiu no gosto de muitos rio-pardenses.

Nesta fase no ar, o Programa retrata receitas tradicionais de alguns municípios que fazem parte da rede de cobertura da EPTV, sendo Rio Pardo um deles. A pipoca do ‘Paulinho Taxista’, como é popularmente conhecido, é um doce simples, mas que sempre foi feito com muito carinho por ele, principalmente nesta época de festas juninas/julinas.

Aos 81 anos, mais de 60 deles dedicados aos serviços de taxista, Paulinho tem uma vitalidade invejável e aproveita os tempinhos que tem fora do ‘ponto da Rodoviária’, seu local de trabalho, para preparar a saborosa pipoca.

Ele contou à reportagem que não sabia, ao certo, como e quando começou a fazer a receita, mas que iniciou usando mel para adoçar a pipoca, e depois aprimorou com o caramelo.

Paulinho durante o preparo do famoso doce à reportagem do Programa

Além de preparar aos amigos e familiares, a pipoca doce do Paulinho também pode ser encontrada no restaurante Brasil, cuja proprietária, Luciana Ruy Raddi, é filha dele.

No Programa, Paulinho preparou o famoso doce explicando cada fase do processo, que pode parecer simples, mas que exige atenção, principalmente na calda de caramelo que envolve a pipoca.

Após, como já fez muitas vezes, distribuiu o doce no ponto de táxi aos seus colegas e amigos, que, como sempre, elogiaram a  iguaria.

E Paulinho continua fazendo o doce, seja à família, a alguns amigos, clientes ou para as festas juninas, que ele destacou que os pedidos aumentam nestes meses de junho e julho.

Quem viu a reportagem exibida no Mais Caminhos provavelmente se emocionou com a simpatia e a humildade do ‘seu’ Paulinho, exímio taxista de profissão e ‘pipoqueiro’ de paixão pela cozinha, pelas receitas, cujo talento herdou da mãe, que foi uma excelente cozinheira.

Parabéns, Paulinho – Orgulho para todos nós, rio-pardenses!

Paulinho passando dicas valiosas para a repórter ao preparo da receita

E quem aí ficou curioso à receita? Confira, abaixo, os ingrediente e passo-a-passo para fazer essa delícia!

Pipoca Doce do Seu Paulo

Ingredientes

12 xícaras (chá) de pipoca já estourada (sem sal e sem manteiga);

2 xícaras (chá) de açúcar cristal.

Modo de preparo

Estoure a pipoca e retire os grãos que não estouraram. Reserve em uma tigela grande.

Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo apenas quando começar a derreter.

Deixe o açúcar formar um caramelo dourado. Cuidado para não escurecer demais, pois pode amargar.

Despeje rapidamente o caramelo sobre a pipoca e misture bem, envolvendo todos os grãos.

Transfira a pipoca para uma forma levemente untada ou forrada com papel-manteiga e espalhe, pressionando levemente para formar uma camada uniforme.

Deixe esfriar completamente. Depois de endurecer, corte em quadrados ou quebre em pedaços e sirva.

Dica do seu Paulo: o segredo é trabalhar rápido depois que o açúcar carameliza, para que a calda envolva toda a pipoca antes de endurecer. Assim ela fica crocante, brilhante e no ponto certo.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br