CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dia Mundial da Saúde Mental: Como está a sua?

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Neste 10 de outubro é lembrado o Dia Internacional da Saúde Mental. Ele surgiu em 1992, com o intuito de promover a conscientização em nível global. Visa reduzir o estigma em torno dos transtornos mentais e fomentar o entendimento e apoio às pessoas que enfrentam desafios de saúde mental.

E a sua Saúde Mental, como está?

Durante a pandemia e pós, a sociedade também voltou seus olhares aos profissionais da Saúde Mental, sendo psicólogos, psiquiatras e toda rede multidisciplinar de apoio para enfrentar, também, uma pandemia de doenças e transtornos mentais.

Nunca, pelo menos nas últimas décadas, esses profissionais foram tão essenciais para auxiliar na qualidade de vida da população, que sofreu e ainda sofre com tantas doenças emocionais, muitas delas desencadeadas no período pandêmico.

Muitos estigmas e preconceitos foram quebrados e muita gente que achava que psicólogo e psiquiatra era coisa de ‘louco’ enxergou a necessidade destes profissionais, que foram imprescindíveis ao diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos distúrbios da mente.

Infelizmente a demanda foi e ainda está sendo maior que o número de atendimentos propostos, principalmente pela rede pública, o que também fez com o próprio Ministério da Saúde repensasse algumas ações e medidas para ampliar esta importante rede de apoio.

Mesmo sendo um acontecimento trágico, a pandemia abriu os olhos de toda uma sociedade para a importância dos cuidados à Saúde Mental. Afinal, quem aí não ‘enlouqueceu’ um pouquinho e precisou de um acompanhamento, não importando a idade, já que o aumento no número de pacientes atendidos ocorreu em praticamente todas as faixas etárias.

E se sua Saúde Mental não anda lá muito bem, não se envergonhe: procurar ajuda é um sinal de coragem e, acima de tudo, sabedoria. Ninguém precisa lidar com carências, medos, frustrações, decepções e tudo que compromete a mente sozinho!

O auxílio do psicólogo, psiquiatra, entre outros profissionais é fundamental para o equilíbrio das emoções e para diagnósticos e tratamentos adequados às inúmeras doenças ou distúrbios mentais, entre eles as síndromes do pânico, ansiedade, depressão, Burnout, TOC, TDAH, entre tantos outros.

E não se esqueça: Cuidar da mente é cuidar da vida!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br