CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dengue: Município contabiliza 211 casos da doença (de janeiro até início de agosto)

http://www.minhasaojose.com.br

Nem mesmo o tempo seco, sem chuvas fez com que a Dengue deixasse de acometer os rio-pardenses, ao contrário: o município vem registrando aumento no número de casos, inclusive nos últimos 15 dias, com mais 9 positivados.

Desde o mês de janeiro até dia 2 de agosto, data em que foi divulgado o último boletim pela Vigilância Epidemiológica, São José havia registrado 211 casos positivos da doença, número bem mais alto que nos últimos anos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo ações para combater o mosquito transmissor, principalmente as operações “Cata Treco”, que já percorreram diversos bairros, retirando materiais inservíveis, inclusive aqueles que podem acumular água e servir de criadouros ao mosquito.

Além disso, equipe da Zoonoses, por meio dos agentes credenciados, também promove orientação aos moradores e vistoria nos imóveis como forma de chamar a atenção da população para a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, trabalho que é auxiliado pelos agentes comunitários de Saúde durante os “Mutirões Cata Treco”.

Entretanto, nem todos os moradores colaboram com os agentes da Zoonoses e não permitem a entrada dos profissionais para vistoriarem os quintais das residências, muitos por receio. Vale ressaltar que os agentes da Zoonoses usam uniforme e crachás de identificação, e precisam adentrar as residências para vistoriarem e orientarem os munícipes, evitando, assim, a proliferação e contaminação pela Dengue.

Diferente do que muitos ainda pensam, a doença não acontece apenas em meses em que ocorrem chuvas, mas também nas estações mais secas e frias, portanto os cuidados em eliminar criadouros deve ocorrer durante todo o ano.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br