CIDADECULTURADESTAQUE

Consciência Negra: Ex-aluna Jade Silvério é homenageada pela E.E. “Tarquinio Cobra Olyntho”

http://www.minhasaojose.com.br
Jade estudou durante quatro anos na unidade escolar, no Ensino Fundamental

Segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, a Escola Estadual Tarquinio Cobra Olyntho homenageou uma de suas ex-alunas, a violinista Jade Silvério, que estudou na unidade escolar entre os anos de 2007 e 2010.

A pequena aluna já demonstrava seu talento com a música, enfrentou inúmera formas de preconceito e foi a primeira mulher preta a graduar-se no curso de Música da Unicamp, com ênfase em violino.

A homenagem na escola que marcou a infância de Jade contou com a presença de pais, estudantes, professores e funcionários, entre eles Irís Goulart e Akira Miyashiro, professores de Jade no Conservatório de Tatuí, Polo São José do Rio Pardo, onde a violinista também estudou.

Além da música, sempre presente na vida de Jade, outras formas de arte também manifestaram durante a homenagem, entre elas a pintura e a literatura.

Os gremistas realizaram um singelo coral, com o apoio do professor de música, João Leite, e, nosso estudante, João Pedro, do 4º ano A, surpreendeu a todos também com o violino.

Depois, continuando a reflexão desta data tão importante, foi promovida uma roda de conversa após a leitura do livro, “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks.

E finalizando a homenagem, os estudantes José Aparecido, 4º ano A e Sophia 4º ano B, com o apoio da professora de Arte, Denise, retrataram Jade Silvério, inspirados pelo artista Eduardo Kobra. E com a participação de todos os convidados, um lindo moisaico de cores e consciência foi pintado por todas as mãos, de todas as cores.

O www.minhasaojose.com.br parabeniza a iniciativa da escola pela justa homenagem à artista rio-pardense Jade, não apenas pelo Dia da Consciência Nega, mas por enaltecer um talento às artes, que, sem dúvida, é e será exemplo para as próximas gerações

CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA HOMENAGEM

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br