CIDADEDESTAQUESAÚDESOCIAIS

CIPA promoveu palestra sobre Pilotagem Defensiva (Motocicleta) aos colaboradores da Santa Casa-Hospital São Vicente

http://www.minhasaojose.com.br
O palestrante Ítalo, da Honda/Motocor durante explanação no Auditório da Santa Casa

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria de Comunicação Santa Casa/SAVISA

Na tarde de 23 de agosto, a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes promoveu, em parceria com a Honda/Motocor, a palestra “Pilotagem Defensiva”, com ênfase em Motocicletas, direcionada aos colaboradores de todos os setores da Santa Casa de Misericórdia/Hospital São Vicente, uma vez que há muitos condutores de moto que lá trabalham, e público em geral.

A palestra ocorreu no Auditório do hospital e teve como palestrante Ítalo Ramalho Júnior, que possui décadas de experiência na empresa/concessionária. Além dos colaboradores da Santa Casa também estiveram presentes a presidente da CIPA, Paula Gabriela Vieira, Vanderlei Garcia, que é membro da Comissão, e Rubens Capuano, que é Técnico de Segurança do Trabalho.

Ítalo já iniciou a explanação destacando alguns dados que chamaram a atenção. “Cerca de 70% dos acidentes, não apenas os de moto, são causados pelo próprio condutor ou condutores, sendo que 87% dos mesmos poderiam ser evitados também pela reação correta de um ou outro condutor”, observou.

Ele também destacou os custos que os governos têm quando ocorrem acidentes envolvendo condutores de motocicletas, sendo que muitas vezes, quando não perdem a própria vida, acabam por sofrerem traumas que demandam tempo para cura, tratamento ou infelizmente são irreversíveis.

Rubens Capuano, Ítalo, Paula Gabriela e Vanderlei

Mas, engana-se quem pensa que basta apenas dispor de atenção ao trânsito, ao cumprimento das leis específicas, para evitar acidentes. “Na verdade, a atenção começa no planejamento do próprio tempo pelo condutor, que será gasto até o trabalho, por exemplo, seguido de mais uma importantíssima observação: suas próprias condições físicas. Se naquele dia você não estiver bem fisicamente sempre prefira uma ‘carona’ com um amigo, um uber, um táxi ou o transporte coletivo. Se vocês soubessem a quantidade de acidentes que ocorrem pelo condutor da moto passar mal, ‘apagar’ em cima do veículo… Se não está bem, não dirija, em hipótese nenhuma!”, orientou.

Durante a explanação, Ítalo observou, ainda, a importância da verificação dos equipamentos de segurança, que sempre devem ser utilizados pelos condutores de motocicletas, tais como capacetes, luvas, botas, roupas específicas (casacos e calças), bem como a inspeção do veículo, que deve estar sempre em dia. “Vocês não têm ideia como uma simples calibragem dos pneus de uma moto podem fazer a diferença na direção defensiva e evitar colisões e acidentes”, ressaltou.

O palestrante salientou sobre o chamado ‘lusco-fusco’, que ocorre no horário entre 18h00 e 19h00, onde a claridade fica menos intensa, bem como a própria visão do condutor, inclusive pelo cansaço do dia. “Neste período, o motociclista, assim como qualquer condutor, deve ter atenção redobrada ao trânsito”, recomendou.

Ao final da palestra, Ítalo deu dicas de como manter o autocontrole no trânsito e alguns comportamentos que devem ser mantidos e evitados. “No mais, é dirigir muito mais do que com atenção, mas com consciência”, concluiu.

Após a palestra foi servido um café ao convidado e também aos presentes no Grêmio Santa Casa.

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DA PALESTRA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br