“Bode expiatório?”: Exoneração de servidor repercute. População cobra melhorias na Saúde Municipal

A exoneração do Enfermeiro Carlos Aparecido de Oliveira, o “Carlos do PPA”, do cargo comissionado de Coordenador do Centro de Especialidades Médicas, que ocorreu nesta semana, gerou repercussão de boa parte da população nas redes sociais.
Curiosamente o servidor foi exonerado após a exposição de um vídeo, que divulgou a grande fila de munícipes, que aguardavam por atendimentos, agendamentos e consultas no Centro de Especialidades, fato que também repercutiu na cidade.
Pelas redes, muitas pessoas se solidarizaram com Carlos, observando que ele não era culpado pelo problema das filas, mas sim o protocolo de atendimento e a falta de profissionais, principalmente médicos, na unidade de Saúde citada.
Alguns munícipes chegaram a destacar que o servidor serviu como ‘bode expiatório’, ou seja, responsabilizado por culpas ou erros alheios, já que ele, assim como outros funcionários, acatam ordens superiores.
“Vergonhoso culpar um profissional que tem uma história longa e brilhante na Saúde do município. É mais fácil apontar o dedo do que avaliar, com clareza, o que poderia ser feito para otimizar o atendimento”, observou uma munícipe em comentário nas redes sociais.
VÍDEO DAS FILAS NO CEM TAMBÉM REPERCUTIU NA CÂMARA
Pouco antes da divulgação da exoneração de Carlos no Diário Oficial do Município, no final da tarde de terça-feira, 03, durante a Sessão da Câmara, o problema das longas filas no CEM também foi abordado pelos vereadores.
Após a exposição da situação, a vereadora Priscila Abreu, representante da Gestão Municipal na Casa de Leis, destacou que haverá mudanças nos protocolos de atendimento no Centro de Especialidades para otimizar os trabalhos.
“Foi um erro muito grave o que ocorreu, com essa grande fila. Isso não pode acontecer. Procuramos a Secretaria Municipal da Saúde para saber o que estava acontecendo e foi uma falha da coordenação do CEM, cujo coordenador foi desligado da função”, informou a vereadora.
Ela destacou que uma nova equipe será formada para facilitar o agendamento das consultas. Outra mudança será com relação aos retornos médicos, que ocorrerão na própria consulta, além da informatização do sistema na Unidade, que também pretende otimizar os atendimentos
“Pedimos desculpas à população, inclusive para quem estava nesta fila e passou pela situação, que, inclusive, já havia ocorrido antes e vamos lutar sempre por melhorias”, disse Priscila, que propôs, ainda, que a Câmara instaure uma CEI – Comissão Especial de Inquérito para que os vereadores conheçam, com mais propriedade, problemas da área da Saúde municipal. “Temos que fiscalizar, cobrar, entender onde estão os maiores problemas, pois a Saúde recebe muitos recursos e está investindo bastante. A CEI contribuiria não apenas a população, mas o servidor e o Executivo no tocante à resolução de inúmeras questões”, afirmou.
PROBLEMAS EM OUTRAS UBSs: MUNÍCIPES COBRAM POR MAIS PROFISSIONAIS NA SAÚDE
Não foi apenas no CEM que problemas relativos aos atendimentos, principalmente a demora por eles, ocorreram. Segundo munícipes, situações parecidas acontecem com frequência no Pronto Socorro, cujo caso foi abordado por vereadores na semana passada na Câmara.
Quem precisa do PS cobra a contratação de mais profissionais para atender a demanda, que vem aumentando nos últimos meses.
Os vereadores Sara Mafepi e Alexandre Tosini sugeriram que a Prefeitura contrate, com urgência, mais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem para suprir o aumento de atendimentos no local e, consequentemente, tentar diminuir as longas horas de espera para atendimentos.
Nas publicações que abordaram os problemas no PS e no CEM, alguns moradores destacaram a falta de médicos também em outras unidades básicas dos bairros, gerando situações em que os ESFs não suprem e, então, recorre-se ao PS, aumentando ainda mais a demanda.
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE NOS BAIRROS
O Conselho Municipal de Saúde, presidido por Pedro Baizi, tem importante missão na tentativa de minimizar e resolver estes e outros problemas na área da Saúde.
A proximidade com a população vem sendo uma estratégia para que isso ocorra e o Conselho está promovendo reuniões itinerantes, promovidas em diversos bairros, abertas à população que queira participar e contribuir. De acordo com informações do Jornal Democrata, na próxima terça-feira, 10, a partir das 18h30, a reunião será no salão paroquial da igreja Santa Edwiges, localizada na Rua Fernando Fernandes, 461, no bairro Eduardo Cassucci.
Entre os temas que serão debatidos nesta reunião estão a qualidade dos atendimentos no Pronto Socorro Municipal, a organização e disponibilidade de consultas na UPA, a fila de espera por atendimentos especializados e as dificuldades enfrentadas no transporte de pacientes, tanto da zona urbana quanto rural.
CONHECIMENTO TAMBÉM É HUMANIZAR A SAÚDE
Dentre as reclamações de munícipes, algumas chamam a atenção, como a falta de empatia e, muitas vezes, educação por alguns funcionários da área da Saúde. Humanização vem sendo palavra-chave na atual gestão, entretanto, o conhecimento também é base para humanizar.
Investir em cursos específicos aos profissionais, inclusive aqueles que lidam diretamente com o público, ‘reciclagens’ para aprimorar técnicas e novas oportunidades para pós formação são consideráveis para a humanização.
Em síntese, a Saúde, tanto daqui quanto de outros municípios, sempre precisa melhorar. Sanar todos os problemas não é fácil e nem sempre será possível, mas tentar resolve-los é louvável, assim como reconhecer possíveis erros, equívocos que podem estar comprometendo a Pasta.
Assim como os vereadores, a população espera que essas mudanças pontuais nos atendimentos do CEM minimizem os problemas e abram espaço para uma nova era nos trabalhos e serviços promovidos pela Saúde Municipal: mais estruturada, mais humanizada e, sobretudo, mais otimizada.