Aconchego e Receptividade: Novo Centro Obstétrico da Santa Casa já realizou 172 partos entre junho e agosto

Texto: Natália Tiezzi
Mais uma conquista à Santa Casa Hospital São Vicente e principalmente às mamães e famílias: o novo Centro Obstétrico, mais moderno, aconchegante e receptivo, já é uma realidade e, entre os meses de junho e agosto, realizou 172 procedimentos, entre cirurgias cesáreas e partos normais.
O espaço passou por uma ampla reforma e foi totalmente adaptado às demandas da Maternidade da Instituição, que atualmente é referência para quatro municípios.
Inaugurado dia 03 de junho, o novo Centro Obstétrico possui duas salas para parto cesárea, uma sala para parto normal, com excelentes estruturas e equipamentos.
O local é composto, ainda, por duas outras alas, anexas às salas de cirurgia, destinadas aos familiares da parturiente, para visualizarem o recém-nascido através de um vidro.
Já na sala de partos normais a estrutura e equipamentos são compostos por bola suíça, alternativa viável para promover alívio da dor e trabalhar a musculatura pélvica; cavalinho obstétrico, que permite que a mulher permaneça sentada com os pés no chão facilitando o nascimento, banqueta, bola feijão e balanço pélvico, além de chuveiro quente com banheiro amplo com barras, com segurança, promovendo analgesia natural e liberdade de movimentação, nova cama obstétrica, permitindo que a gestante encontre posições ideais para o trabalho de parto e parto, como a posição vertical ou em agachamento, através de ajustes de altura, inclinação e acessórios de suporte. Elas também facilitam a mobilidade, a assistência do profissional de saúde e a redução do desconforto, contribuindo para um parto mais seguro e humanizado.



“É com muita alegria que compartilhamos essa conquista importante para a nossa Maternidade. As reformas no novo Centro Obstétrico possibilitaram promover mais aconchego e receptividade para as gestantes e suas famílias. Nosso objetivo foi criar um ambiente que unisse segurança e humanização, oferecendo às mulheres um espaço mais acolhedor nesse momento tão especial”, destacou a ginecologista e obstetra, Dra. Riane Franchi, coordenadora da Maternidade.
Ela observou que a melhoria no espaço só foi possível graças ao empenho da Administração do hospital, representada pela Diretora Jane Santurbano, e ao compromisso de toda a equipe em oferecer um atendimento cada vez melhor.
“Temos a certeza de que cada detalhe dessa transformação fará diferença na experiência das mães, dos bebês e de todos que passam por aqui. Seguimos firmes na missão de cuidar com carinho, respeito e dedicação da vida que começa”, concluiu.



