Abertas as inscrições para a 83ª Semana Euclidiana

http://www.minhasaojose.com.br

Na quarta-feira, dia 16, a Casa de Cultura Euclides da Cunha abriu as inscrições para a 83ª Semana Euclidiana. Neste ano, a temática será “Euclides e os Rios – Uma Odisseia Literária Fluvial. 

Os interessados em participar do evento, que será realizado entre os dias 9 e 15 de agosto, podem acessar o site www.casaeuclidiana.org.br até o dia 15 de julho, preencher o formulário e fazer a inscrição. 

A curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda falou um pouco sobre o tema abordado. “Em suas abordagens e missões oficiais que o colocaram em contato com os problemas brasileiros, Euclides da Cunha retratou os rios que atravessaram a sua existência pessoal e profissional, seja como militar, como cronista, como engenheiro, como cartógrafo, como ensaísta, e que contribuíram para a sua visão de mundo de intelectual. Seus conhecimentos geográficos, por exemplo, e sua habilidade pessoal o transformaram num cartógrafo credenciado, a tal ponto que trabalhou ao lado do Barão do Rio Branco no Ministério das Relações Exteriores durante anos, recebendo dele a chefia da missão diplomática que foi percorrer e cartografar o rio Purus até suas cabeceiras na selva peruana e que serviu de base para a definição de nossa fronteira com o peru”, explicou. 

Ela destacou, ainda que “de certa forma, a linguagem euclidiana utilizada em suas obras é como um rio verbal, caudalosa, mansa, profunda, larga, transparente, tortuosa, reta, acidentada, transbordante, etc. A obra euclidiana, como um todo, é como um vasto rio através do tempo, feita com as águas dos rios que conheceu, estudou, percorreu e escreveu, como pano de fundo indispensável para compreender a sua obra inteira”, observou. 

Mais detalhes da 83ª Semana Euclidiana serão divulgados em breve pela Casa de Cultura e DEC. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: