A voz da juventude rio-pardense na Política: Conheça os participantes do Parlamento Jovem (Ensino Médio)
Após a edição inédita do Parlamento Universitário, mais uma vez a Câmara, por meio da Escola do Legislativo, dará voz à juventude rio-pardense na política por meio do Parlamento Jovem.
A 5ª edição, voltada a estudantes do Ensino Médio será promovida nos dias 24 e 25, quando os 15 alunos selecionados vivenciarão um pouco das atribuições inerentes aos vereadores, bem como conhecerão, com mais ênfase, as atividades, ações e trabalhos do Legislativo Municipal.
Os estudantes que participação do PJ frequentam escolas estaduais e da rede municipal, instituições particulares, a ETEC “Profº Rodolpho José Del Guerra” e a Fundação Educacional.
De acordo com informações da Assessoria Parlamentar da Câmara, a Cerimônia de Posse será terça-feira (24), às 19h30, no Plenário da Casa de Leis, aberta ao público e com transmissão ao vivo pela Internet (Facebook e YouTube).
Na quarta-feira (25), os alunos participarão de uma programação especial: pela manhã, conhecerão o funcionamento da Câmara, sempre com o apoio dos servidores da Casa, que informam e orientam sobre cada área e funções desempenhadas, que garantem o bom funcionamento do Legislativo.
Já à tarde, a partir das 15h, serão protagonistas da “Sessão Ordinária”, que simulará uma deliberação, em que apresentarão, debaterão e votarão Projetos de Lei elaborados por eles. A sessão simulada também será aberta ao público e transmitida ao vivo pelos canais digitais.
“Os projetos estão realmente muito bons e é possível que algum deles possa até ser sancionado pelo Prefeito, tornando-se Lei, assim como já ocorreu em edição anterior do Parlamento Jovem”, destacou o vereador professor Rafael Kocian, diretor geral do Programa.
Para o diretor executivo da Escola do Legislativo, Matheus Dalbon Schiavon, a iniciativa do PJ é indispensável à educação cidadã, “pois oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto a atuação do Legislativo, ao mesmo tempo em que estimula a reflexão crítica, o engajamento social e a participação ativa dos jovens na vida pública”, concluiu.

Texto final: Natália Tiezzi