CIDADEDESTAQUEENTRETENIMENTO

Banda Marcial da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” obteve excelentes resultados na II Copa América Virtual

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Escola “Dr. Cândido Rodrigues”

Em mais uma belíssima apresentação, a Banda Marcial da PEI E.E.E. “Dr. Cândido Rodrigues” obteve excelentes resultados durante participação na II Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras, que ocorreu entre os dias 19 e 27 de abril.

O evento visou estimular a criação de Bandas e Fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante a competição sadia, incentivar o aprimoramento de métodos e técnicas das corporações musicais, bem como contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, o espírito de grupo e autodisciplina, necessários à formação integral do cidadão.

Composta por 60 componentes, distribuídos em Estandarte, Porta-bandeiras, Guarda de honra, Corpo coreográfico, Balizas, Mor de comando e Corpo musical, a Banda Marcial obteve o segundo lugar/Categoria Master no Corpo Musical; também a segunda colocação em Baliza, Categoria Pré-Mirim com Ana Luísa Machitte Zulli e a terceira colocação para Mor de Comando, categoria Master, com Isabela C. da Silva Pedro.

A Banda tem como regente o Professor Ricardo Aparecido Pedro, coreógrafas Marcela Pereira Amante e Isabela C. Da Silva Pedro, com apoio de Daniel Plates Lúcio, Professor Danilo da Silva Biajoto e Professora Eliana Lameu, além dos gestores da escola, senhor Jorge Luiz Boldrin, Lucimar Elizete da Silva Lopes e Danilo da Silva Biajotto.

A vitoriosa Banda, tanto pelos títulos e premiações, quanto pelo amor e pela dedicação dos componentes

TRADIÇÃO RENOVADA POR GERAÇÕES

A Banda da PEI Dr. Cândido Rodrigues é uma tradição da escola, iniciada em 1983 como uma fanfarra escolar simples. Com o tempo, o trabalho foi sendo aperfeiçoando e se adequando às novas categorias: Banda de tambor, Fanfarra tradicional, Banda de Percussão, Banda Marcial e Banda Musical.

As atividades foram interrompidas nos anos 2020 e 2021, no período da pandemia da Covid-19. Retomando as atividades, em 2022 voltamos à categoria de Banda de percussão, pois além e perder componentes no período inativo, foi complicado retomar o trabalho e juntar novos integrantes, pois a situação ainda causava medo às famílias.

Em todos estes anos, ela passou por transformações diversas, tanto na parte técnica como no conjunto de integrantes, mas o amor à música e ao trabalho comunitário prevaleceram. Assim, em 2024, retornou à categoria de Banda Marcial, graças aos esforços e o protagonismo de jovens dedicados, empenhados e engajados. Sempre  superando as dificuldades materiais e pessoais , sobressaindo vitoriosos e felizes.

Mor de Comando e Balizas são sempre destaques nas apresentações
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br