“80 anos de muitas histórias”: Francisco Braghetta lança livro quarta-feira, 21, na Tulipas
Texto: Natália Tiezzi. Informações e foto: Rádio Difusora 107,3fm
O querido ex-professor e um dos cidadãos mais conhecidos da cidade, Francisco José Parisi Braghetta lançará seu livro na próxima quarta-feira, 21. De acordo com informações do Jornal do Meio Dia, da Rádio Difusora, o livro, intitulado “Francisco Braghetta – 80 Anos de Muita História” reúne memórias, afetos e experiências do autor, sendo muito além de uma biografia, mas um convite à gratidão, ao carinho e à vida dedicada também ao magistério e à comunicação.
Chico Braghetta, como é carinhosamente conhecido, nasceu em 1945, foi professor, atuando por mais de 30 anos na rede estadual, e também comunicador: por anos assinou colunas em impressos da cidade, teve seu próprio jornal e foi, por um período, radialista, contribuindo à Rádio em programas de entrevista.

De família tradicional na cidade, ele sempre esteve envolvido com comércio, vida comunitária, e no livro conta um pouco dos desafios de sua vida, desde a infância à vida adulta, principalmente relativas às perdas, à timidez e aos afetos que marcaram sua trajetória.
Sempre engajado com a cultura municipal, Chico foi condecorado “Guardião da Memória Rio-Pardense, título que recebeu da Câmara Municipal pelo seu empenho em preservar a história da cidade, inclusive por meio de fatos marcantes, já que auxiliou na reabertura no Cine Teatro Colombo, Centro da Memória, além de incentivar as feiras culturais no município.
Ainda, conforme a Difusora, o livro traz capítulos especiais sobre a vida familiar, envelhecimento, espiritualidade e voluntariado, com ações desenvolvidas junto à Santa Casa Hospital São Vicente e Centro Cultural Ítalo-Brasileiro, com sensibilidade e sinceridade, características inerentes a Chico, além de ilustrações com fotos históricas – tudo retratado de forma leve, quase um romance também acerca da cidade ao longo das últimas décadas.
A população está convidada para a tarde de lançamento na Livraria Tulipas, à rua José Andreoli, 34, Centro, das 14h00 às 16h00, quando o autor estará presente para autógrafos, dedicatórias e, claro, aquele gostoso bate-papo.
Ao amigo “Chico”, que tivemos o prazer de sua companhia e conhecimentos anos atrás em “Gazeta”, desejamos muito sucesso e que todos possam conhecer, através de sua inteligência, sua humildade e seu carisma, as memórias que lhe marcaram e as memórias de nossa cidade! (Natália e Leandro)

Ficha Técnica
Texto: Francisco José Parisi Braghetta
Edição de texto: Marco Aurélio C. Mendonça
Revisão ortográfica: Eduardo Eron
Projeto preliminar: Gilmar Ishikawa
Projeto gráfico e diagramação: Rafael Girotte Polississo
Fotos: Arquivo pessoal, Centro da Memória Rio-pardense, Gazeta do Rio Pardo e Hemeroteca Rodolpho José Del Guerra, Victor Fiegert, João Batista Morais Soraya Morais Gaino, Roberta Simões, Rosa Maria Villanacci. Impressão: Elyon – Indústria Gráfica