Vereadores eleitos: Lúcia Libânio segue para o 5º mandato consecutivo na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br
Ela falou sobre seus projetos, principalmente na área da Assistência Social e Saúde

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Amigos internautas. O www.minhasaojose.com.br inicia as entrevistas com os vereadores eleitos ao mandato 2021/2024 na Câmara Municipal e a primeira entrevistada é uma veterana na verança, que conquistou seu espaço no Legislativo não apenas por ser mulher, mas por sua postura firme diante de assuntos de cunho social, principalmente na área da Saúde.

Lúcia Helena Libânio da Cruz foi eleita vereadora pela primeira vez em 2005 e nunca mais deixou a cadeira na Câmara, sendo a primeira e única mulher a presidir a mesma. Graduada em Gestão Pública, com MBA em Gestão Hospitalar, ela destacou alguns de seus projetos para 2021, entre eles na Assistência Social, melhorias no serviço de Oncologia, inclusive a busca por um convênio com a Unicamp, além de ofertar serviços de convivência nos bairros mais vulneráveis.

Entre os aprendizados ao longo destes anos na vereança, Lúcia destacou o trabalho em equipe e a superação feminina na Câmara. “Aprendi, sobretudo, que a mulher precisa superar preconceitos e julgamentos para estar nesse papel político, mas que nós temos muita força”, observou.

Na entrevista, ela também falou da relação mais cordial e respeitosa que acredita que o novo prefeito, Márcio Zanetti, terá com os vereadores, bem como afirmando novamente seu compromisso de colaborar e auxiliar o Executivo, mas também de fiscalizar para que todas as propostas sejam cumpridas. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Lúcia, o que mais aprendeu em todos esses anos como vereadora?

Este é meu 5° mandato consecutivo. Posso afirmar que faço parte da história de nossa cidade sendo a única mulher a ser presidente da Câmara Municipal por ter sido a mais votada, a única mulher a dar posse a um prefeito e a única mulher a ter 5 mandatos consecutivos. Aprendi a sempre ter esperança e batalhar pelo que acredito. Sempre em busca do que é correto. Aprendi também que o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade política. Aprendi também a importância dos três poderes e que todos devem ser respeitos e responsabilizados. Aprendi que política bem aplicada pode e deve favorecer os mais necessitados e/ou a maioria de uma população/comunidade. Aprendi que a população deve ser sempre respeitada, ouvida e envolvida em todos os processos de tomada de decisão. Aprendi, sobretudo que a mulher precisa superar preconceitos e julgamentos para estar nesse papel político, mas que nós temos muita força.

Você é muito conhecida e requisitada para defender causas relacionadas à Saúde Municipal. Por que esse apoio especial à Saúde?

Por dois motivos: profissional e experiência de vida. Desde muito jovem tinha interesse pela Área da Saúde. Enxergava como um desafio trabalhar nessa área, ter que vencer diariamente as dificuldades e problemas, então me formei em auxiliar e técnica de enfermagem. Exerço a profissão, como servidora pública, há 33 anos e também atuei por 11 anos como instrumentadora cirúrgica na rede privada. Além de estar na área por tanto tempo, por experiência de vida sou paciente oncológica há 25 anos e pude vivenciar as dificuldades que a população enfrenta na busca por tratamento. Esses dois motivos me proporcionaram muita vontade de ampliar meus conhecimentos e transformá-los em ações práticas que auxiliaram a sanar dificuldades e a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Além dessa área, quais outras áreas você pretende atuar com mais ênfase neste mandato?

Acredito que pela experiência acumulada em todos esses anos tenho condições de contribuir em todas as áreas públicas, mas tem uma área que me chama atenção que é a Assistência Social. Vejo como uma necessidade  divulgar os direitos dos mais vulneráveis, de poder dar-lhes condições de acessar seus direitos e juntos buscar melhorias para suas famílias.

O que você está achando do curso que a Câmara está promovendo para formação dos vereadores?

Entendo como de fundamental importância esse conhecimento, porque o vereador tem que saber da importância do seu cargo, tem que se envolver com as suas obrigações e saber qual é o seu papel na sociedade. Saber questionar com argumentação coerente, saber separar o correto, do ilegal, do imoral e do justo. O curso tem esse intuito, possibilita ao vereador subsídios para cumprir sua obrigações e assumir seus deveres.


Já há algum projeto em mente para 2021 que você pretende expor aos demais vereadores?

Durante esse último mandato tive muita dificuldade de ser ouvida e de ser apoiada na elaboração de vários projetos, que infelizmente não foram utilizados. Presenciei mais perdas do que ganhos nesse período eletivo. Então pretendo agora correr atrás do prejuízo, buscando resgatar atividades perdidas, como o convênio com a Unicamp, e ampliação dos mesmos. São alguns projetos: melhorar o serviço de oncologia, banco de sangue, IML, qualificação dos profissionais, melhorar a qualidade da merenda, ofertar serviços de convivência nos bairros mais vulneráveis;

Como veterana na Câmara, o que você espera dos vereadores que estão iniciando seu primeiro mandato?

Envolvimento e dedicação.

Como cidadã e vereadora, você acredita que o prefeito eleito Márcio Zanetti mantenha uma relação mais cordial com a Câmara?

Tenho certeza de que isso ocorrerá. Acredito que por ele já ter sido vereador, tem consciência da importância do Legislativo e Executivo trabalharem de forma alinhada. Só assim poderemos realmente realizar a verdadeira mudança tão esperada pela população.

Para finalizar, o que a população pode esperar da Lúcia Libânio na Câmara nestes próximos 4 anos?

Dedicação e muito trabalho. Assumo a responsabilidade de colaborar e auxiliar o executivo, mas também de fiscalizar para que todas as propostas sejam cumpridas.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br