Silvinho Torres: “São José tem capacidade de se recuperar e quero contribuir para isso”

http://www.minhasaojose.com.br
O candidato a prefeito também falou sobre Educação e Habitação, duas áreas que, segundo ele, serão destaque em sua gestão, caso seja eleito

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O terceiro candidato a prefeito a ser entrevistado pelo www.minhasaojose.com.br é Silvinho Torres (PSDB), que já ocupou a Prefeitura na década de 80. Torres destacou que pode fazer muito pela cidade, principalmente pelo amplo conhecimento político, além de excelentes contatos que as décadas de vida pública lhe trouxeram, tanto na esfera estadual, quanto federal.

Durante a entrevista, Silvinho destacou alguns planos de governo que pretende implantar caso seja eleito, entre eles na geração de empregos e apoio ao empresariado, além das áreas de Educação e Habitação, com projetos que pretendem dinamizar o Ensino Municipal e amenizar os problemas com o déficit habitacional.

O candidato destacou, ainda, a reorganização administrativa, o que inclui investimentos em estrutura, tecnologia e também na qualificação dos funcionários públicos.

Silvinho falou também sobre os motivos que ele e o partido levaram à escolha do Dr. Eliézer Gusmão para ser seu vice. “Eliezer já vinha manifestando seu desejo de servir à vida pública, inclusive já faz isso há décadas como médico e, justamente por isso, é profundo conhecedor dos problemas enfrentados pela Saúde no município, área que, se eu for eleito, o próprio coordenará, assim como a área esportiva, já que sempre foi um apaixonado por esportes”, disse Torres.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Silvinho, por que quis se candidatar a prefeito novamente?

Silvinho Torres: Encerrei um ciclo de vida política em Brasília, onde muito contribuí, tanto como deputado federal, quanto como secretário estadual. Sempre tive e terei esse vínculo com São José, que foi onde iniciei minha carreira pública, e acredito que serei muito mais útil como prefeito do que como ex-deputado ou secretário. Sinto que a cidade precisa de mim e que eu posso contribuir para melhora-la, principalmente pela vasta experiência que acumulei nestas últimas décadas, bem como pelos excelentes contatos federais e estaduais que mantenho, os quais são determinantes para ações ao desenvolvimento da cidade.

Como está desenvolvendo sua campanha até o momento?

Gostaríamos de reunir a população em comícios, sendo ainda mais próximos, mas devido à pandemia isso não é possível. Mas encontramos nas redes sociais esse caminho eficiente e rápido de chegar aos eleitores e estamos tendo uma resposta positiva da população. Além da Internet, nossa campanha também está focada no rádio e impresso justamente para atingir todos os públicos.

E por que a escolha do Dr. Eliezer Gusmão como seu vice?

“Eliezer já vinha manifestando seu desejo de servir à vida pública, inclusive já faz isso há décadas como médico e, justamente por isso, é profundo conhecedor dos problemas enfrentados pela Saúde no município, área que, se eu for eleito, o próprio coordenará, assim como a área esportiva, já que sempre foi um apaixonado por esportes. O nome dele sempre esteve em discussão no partido, além de ter um grande apoio da comunidade. Acredito que ele e eu comungamos de objetivos comuns para inúmeras melhorias para o município.

Caso seja eleito, dentre todas as áreas problemáticas da cidade, qual a primeira que dará mais ênfase no trabalho?

Acredito que a primeira ação seja uma grande reorganização administrativa. A Prefeitura perdeu dinamismo e energia nos últimos anos e é preciso resgatar isso por meio de investimentos em estrutura, tecnologia, uma vez que a máquina está bem defasada principalmente nesta questão tecnológica, além da qualificação dos funcionários públicos. Sem produtividade na administração não há resultados. Precisamos desse ‘choque de produtividade’ para também responder às expectativas dos munícipes.

E como pretende trabalhar a questão dos cargos comissionados, já que essa é uma das reclamações da população, os quais inflam a folha de pagamento da Prefeitura?

Na minha gestão, cargos comissionados serão destinados a pessoas que tenham qualificação profissional para ocupa-los, principalmente funcionários que já fazem parte do quadro da Prefeitura. Concomitante a isso queremos estabelecer os planos de carreira, reoganizá-las, capacitando o funcionário e ouvindo o funcionalismo público, pois muitos anseiam um crescimento profissional.

“Acredito que Eliezer e eu comungamos de objetivos comuns para inúmeras melhorias para o município”, disse Silvinho em relação ao seu vice

Como pretende trabalhar nas questões do Emprego e da Habitação, já que são duas áreas que a população clama por auxílio?

Com relação a empregos, a cidade tem grande potencial para geração do mesmos, porém faltam políticas públicas, inclusive voltadas à desburocratização e amparo aos empreendedores e empresários. Neste sentido vamos criar a Agência de Desenvolvimento, sendo esse um canal ativo e confiável entre empresários, prestadores de serviços e geração de empregos, que acontecerão naturalmente a partir do momento que houver maior incentivo às empresas. Muitos empresários daqui já me disseram que querem expandir os negócios, consequentemente gerar empregos, mas precisam deste apoio, deste caminho que será através da Agência de Desenvolvimento. Além dela, pretendemos instalar, ao longo dos 4 anos de governo, caso eleitos, o novo Distrito Industrial, que também terá uma incubadora de empresas, com parque tecnológico para que as próprias empresas ali instaladas possam utiliza-lo até mesmo para qualificação profissional.

Já na Habitação, segundo últimos levantamentos, São José tem um déficit habitacional de cerca de 4 mil moradias, além disso boa parte dos inquilinos desembolsa metade ou mais do salário em aluguel. Para mudar esses números pretendemos buscar programas que possam fazer parcerias com a iniciativa privada à construção de casas populares, além de opção de lotes urbanizados para o sistema de construção em mutirões, por exemplo. Além de realizar o sonho de muitas famílias, a casa própria também gera emprego com sua construção.

Na Educação, o senhor acha que faltam escolas/cursos para qualificar a população, principalmente os jovens?

Não acho que faltem escolas, o que precisamos melhorar é o Ensino Municipal e farei isso, caso eleito, implementando o ensino integral em todas as escolas municipais. São José já foi referência na Educação de base e quero que ela volte a ser. No nível técnico temos a ETEC, que terá ensino médio junto com ensino profissionalizante a partir do ano que vem. Pretendo, ainda, instalar cursos da FATEC na cidade, além de repensar o futuro da FEUC e da Fundação Educacional, duas instituições que merecem ser reavaliadas para caminhos viáveis a ambas. Por fim, em nível superior, quero viabilizar a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, já que os cursos à distância são excelentes opções para qualificação, inclusive por pessoas que não podem fazer aulas presenciais.

Silvinho, o que tem a dizer sobre os candidatos a vereador de sua coligação?

São pessoas simples, que pretendem auxiliar a população na Câmara, tornando o Legislativo mais unido e em busca de objetivos comuns com a nossa administração.

Mesmo se não vencer as eleições, como pretende continuar auxiliando a população rio-pardense?

Como disse, não tenho pretensões de continuar na vida política mesmo se não for eleito. Mas acredito que serei muito mais útil à cidade na Prefeitura do que como um ex-parlamentar.

Para finalizar, o que sobrou e o que faltou na atual administração do Prefeito Ernani?

Faltou a presença do prefeito à frente de todas as questões da Prefeitura. Ernani não tinha experiência na área pública que pudesse suprir essa sua ausência e, além disso, assumiu uma Prefeitura em crise pelos anos de 2015 e 2016. Ele se perdeu na administração. Como costumamos dizer, lhe faltou ‘prefeitar’ e isso faz parte da vida de um prefeito. O estar presente, seja na prefeitura, seja no dia-a-dia da população faz a diferença em qualquer administração pública.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange