Setembro Amarelo: CAPS promoveu ação à prevenção do suicídio na Praça XV de Novembro

http://www.minhasaojose.com.br
Mensagens de solidariedade foram simbolizadas em uma árvore

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo intensificou as ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, promoveu na sexta-feira uma ação para orientar e prevenir os cidadãos quanto à tentativa de suicídio. Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A ação ocorreu na Praça XV de Novembro e quem passou por lá encontrou inúmeras mensagens de solidariedade e união, que foram espalhadas pelos canteiros e simbolizadas em uma árvore.

Alguns canteiros da Praça XV de Novembro também receberam as mensagens em alusão ao Setembro Amarelo

OS NÚMEROS DO SUICÍDIO NO BRASIL

De acordo com o site setembroamarelo.com, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio.

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure orientação profissional ou em centros especializados de apoio, como o CAPS.

No site setembroamarelo.com também é possível acessar uma cartilha virtual intitulada “Suicídio – Informando para Prevenir”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, que traz um compilado de informações acerca do assunto. O link para acesso é http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14#page/1

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: