CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Segurança nas escolas e manutenção urbana foram alguns assuntos abordados na Sessão da Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

A Segurança Escolar voltou a ser um dos assuntos mais abordados nas proposituras assinadas pelos vereadores, pautadas na 10ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, 18, na Câmara Municipal.

Em requerimento à Prefeitura, a presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio solicitou informações sobre a implantação de algumas medidas de segurança nas escolas rio-pardenses entre elas a instalação de câmeras (sistema de Monitoramento, detector de metais, disponibilização de treinamentos a psicólogos e mediadores de conflitos, além dos específicos aos profissionais da educação e melhoria na infraestrutura de algumas unidades. Tais medidas foram expostas e debatidas em reunião na semana anterior na Câmara, que contou com a presença de autoridades do Poder Executivo ligadas à segurança pública e Polícia Militar.

Sobre o mesmo tema, o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto requereu informações junto à Prefeitura sobre a existência de cronograma da Guarda Civil Municipal em relação às rondas escolares, e o vereador Eduardo Ramos solicitou ao Executivo Municipal informar a possibilidade de contratação de mais inspetores de alunos nas escolas.

A qualificação profissional também voltou a ser tema de indicações na Câmara. O vereador professor Rafael Kocian sugeriu à Prefeitura a verificação de cursos, por meio da Plataforma do Trabalhador, observando que a oportunidade pode reforçar o Programa Emprega Rio Pardo através da Escola do Trabalhador e da Microsoft Brasil.

A infraestrutura urbana foi outro tema abordado pelos vereadores em suas indicações ao Executivo Municipal. O vereador Paulo Sérgio Rodrigues sugeriu a realização de reparos em trecho da Avenida Benedito dos Reis Scigliani, muito danificado por conta das últimas chuvas, inclusive com relatos de moradores destacando que não conseguem adentrar nas garagens por conta de buracos em diversos trechos.

Vereadores solicitaram informações sobre implantação de medidas de segurança às escolas, debatidas em reuniões com autoridades na última semana

O vereador Rafael Kocian sugeriu à Prefeitura e também à TUGA estender as linhas para frente de dois estabelecimentos públicos, sendo o posto de saúde ESF do Jardim São José e o Hospital da UNIMED, destacando que os pacientes que usam o transporte público são deixados a grande distância desses locais, que ficam em espaços extremos da zona urbana.

Já o vereador Fernando Gomes indicou à Prefeitura que estude a possibilidade de implantação de radar eletrônico na Avenida Anibal de Sá Pinto, que liga o bairro Santo Antônio ao morro do Cristo Redentor, inclusive atendendo à reivindicação dos moradores, que se manifestaram por meio de abaixo-assinado.

“Muitos veículos trafegam em alta velocidade e têm colocado em risco a segurança e integridade física de pedestres, ciclistas e demais condutores. Diversos acidentes já ocorreram no local e há anos os moradores reivindicam providências ao Executivo. Entretanto, as ações realizadas até o momento não foram suficientes. Uma vez que a Resolução 600 do CONTRAN não permite a instalação de lombada física em trecho de inclinação acima de 6%, a instalação do radar eletrônico seria uma possibilidade para sanar o problema de forma mais efetiva”, disse o vereador.

Para finalizar, o vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) sugeriu à Prefeitura a adoção de medidas para melhorar a estrada de acesso à “mina do Ernani”, cujo local é bastante frequentado e a via apresenta muitos buracos, acúmulo de água e mau cheiro. Ele também indicou a canalização dessa água que, segundo relatos, escoa do morro, para depois efetuar o reparo da via. “A mina beneficia muitas pessoas e a movimentação de veículos é intensa, portanto, seu acesso necessita manutenção constante”, concluiu.

As Sessões Ordinárias da Câmara ocorrem às terças-feiras, 15h00, no Plenário, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo na Internet

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br