CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Saúde, Zeladoria e Educação foram alguns temas abordados pelos vereadores na Sessão Ordinária

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 21ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, 4, na Câmara Municipal, os vereadores abordaram assuntos ligados principalmente às áreas de Obras, Zeladoria Urbana, Saúde e Educação.

Na pauta de Zeladoria, o vereador professor Rafael Kocian, atendendo a pedidos de muitos moradores, sugeriu ao Executivo Municipal a limpeza de área com acúmulo de lixo no sentido à Fazenda Venerando. O local se encontra com muita sujeira e a comunidade reclama de mau cheiro, risco de proliferação de animais peçonhentos, etc.

Já o vereador Gabriel Navega sugeriu à Prefeitura a instalação de lixeiras na Praça Barão do Rio Branco (Mercado Cultural). Os frequentadores do logradouro reclamam que não têm onde descartar o lixo, principalmente quando ocorrem eventos no local, sendo também uma necessidade, já que o espaço é bastante frequentado pelos munícipes diariamente.

Mesa Diretora da Câmara formada pela presidente Lúcia Libânio, tendo como 1ª Secretária Thais Nogueira e 2º Secretário Dr. Romano Cassoli

Na área da Educação, o vereador Henrique Torres solicitou informações junto à FEUC sobre cursos na modalidade EAD – Educação a Distância. “Existem muitas instituições de ensino superior oferecendo cursos EAD, tanto de graduação, como pós graduação, e a FEUC, reconhecida pelo MEC e com mais de meio século de história poderia também oferecer. Mas, quais os motivos que a impedem disso? A oferta deles poderia ajudar a solucionar, por exemplo, o problema de receita e ainda ampliar as atividades e cursos, pois os investimentos para a EAD são bem menores, e a possibilidade de aumentar as matrículas bem maiores”, observou.

A vereadora Thais Nogueira solicitou às Pastas de Educação, Gestão, Assistência Social, Turismo e Cultura informações sobre políticas públicas raciais implementadas no município, as quais foram destacadas no plano de governo. Ela observou que poderiam ser promovidos a criação de Conselho de Igualdade Racial, retomada de políticas de promoção da mesma, promoções à valorização das expressões e patrimônios culturais de matriz africana e estímulo às manifestações culturais envolvendo a juventude negra, entre outros. “O aprofundamento e a ampliação dessas políticas, assim como a implementação de novos e ousados programas são necessários para diminuir a histórica desigualdade racial no município”, justificou.

À área da Saúde, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues questionou a Prefeitura quanto a utilização de veículos específicos para transporte de pacientes. “Vimos que o Executivo adquiriu novos veículos, porém ainda não estão adesivados e não foram disponibilizados para atendimento dos pacientes, que muito necessitam. Gostaria de saber quando estarão disponíveis à população”, indagou.

O representante do governo no Legislativo, vereador professor Rafael Kocian respondeu ao questionamento observando que tão logo os veículos estiverem adesivados estarão à disposição da população, o que não deve demorar para acontecer, sendo que os mesmos serão utilizados em ESF e para transporte de pacientes para tratamentos em outros municípios.

O vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) sugeriu à Prefeitura a regulamentação de plantões no Canil Municipal, aos finais de semana e feriados, já que possui médicos veterinários credenciados, auxiliando na alta demanda.

Para finalizar os trabalhos na Câmara, já no Expediente Livre, o vereador Gabriel Navega destacou obras que vêm sendo realizadas pela gestão municipal, entre elas drenagem no Jardim Margarida, drenagem e asfalto no bairro Santa Tereza, asfalto no bairro Santo Antônio, asfalto no Jardim Bela Vista, reforma da quadra no Jardim Buenos Aires, reforma do Centro Comunitário Natal Merli, ampliação da Creche Benedita dos Reis Apolinário, infraestrutura no Loteamento Minussi, entre outras. “Muitas dessas obras foram pedidos de anos atrás da população e que estão finalmente sendo atendidas pela atual gestão”, concluiu.

Texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br