Sarampo: Começa mais uma etapa de vacinação a pessoas de 5 a 19 anos

http://www.minhasaojose.com.br

Dia D da campanha será sábado, dia 15, e vacinação acontecerá no Posto de Saúde (Central)

Começa nesta segunda, 10, e se estenderá até dia 13 de março mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gisele Santos Flausino, o público alvo será crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos que estejam com o esquema vacinal incompleto com relação à vacina.

“Nesta faixa etária cada pessoa deve ter duas doses da vacina, comprovadas na caderneta de vacinação. Por isso pedimos para que os pais, responsáveis e os adolescentes apresentem a carteirinha para que possamos verificar a situação vacinal. Só receberão a vacina contra o Sarampo quem estiver com as doses incompletas”, esclareceu Gisele.

Na ESF do Vale Redentor, os horários de vacinação serão os mesmos de atendimentos, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 14h00. No ESF Cassucci, de segunda a sexta, das 10h00 às 15h00. Nas demais unidades básicas dos bairros também ocorrerá a vacinação conforme rotinas preestabelecidas. Em todas as unidades, além da vacina contra o sarampo, demais doses estarão disponíveis, inclusive o reforço da vacina contra Febre Amarela para crianças de 4 anos.

No sábado, dia 15, acontece o “Dia D” da Campanha, cuja vacinação acontecerá exclusivamente no Posto de Saúde Central, onde também se fará uma análise da situação vacinal, com possibilidade de atualização das carteirinhas.

Gisele informou que neste ano ainda não houve nenhuma suspeita da doença, mas que a vacinação é necessária para evita-la, já que em outros municípios do Estado inúmeros casos foram diagnosticados no ano passado

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES

Os principais sintomas do Sarampo são tosse, coriza, injeção conjuntival e febre. Após poucos dias da contaminação aparece o típico exantema (erupções avermelhadas na pele) do sarampo, que iniciam no tronco. O exantema não coça e dura pouco mais que uma semana. Bem no começo do exantema aparecem manchas brancas muito típicas nas mucosas, mais fáceis de ver na mucosa oral – as manchas de Koplick.

O sarampo pode levar a várias complicações. A mais comum é a pneumonia bacteriana – principal responsável pela morte de crianças desnutridas. As complicações neurológicas, no entanto, assustam mais. Além de algumas agudas, como encefalite transitória, há uma encefalite crônica que sempre evolui mal e para o óbito. Ela ocorre anos depois do sarampo e é resultado da persistência do vírus no sistema nervoso central. É rara, mas assustadora.

Em adultos o sarampo é ainda mais grave. O diagnóstico é mais difícil e há uma pneumonia não bacteriana, pelo vírus do sarampo mesmo, que pode ser muito grave. (Fonte: Hospital Albert Stein).

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
Secured By miniOrange