São José terá Núcleo Regional do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família

http://www.minhasaojose.com.br

Objetivo é difundir informações à população e promover a troca de conhecimento e experiências entre juristas e profissionais de outras áreas

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Ser instrumento de informação à sociedade, bem como promover a troca de conhecimento e experiências entre profissionais acerca do Direito de Família. Esses são os principais objetivos do Núcleo Regional do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, que será instalado em São José do Rio Pardo

Considerado o maior Instituto de Direito de Família do mundo, inclusive em número de associados, o IBDFAM marcará uma nova era na difusão de conteúdos indispensáveis ao cidadão. “O Direito de Família reflete diretamente no modo de vida de cada um, sendo uma área muito ampla e complexa. Infelizmente, boa parte das pessoas desconhece sua atuação. O Núcleo Regional pretende levar esse conhecimento aos cidadãos por meio de encontros, palestras, debates, etc”, explicou a Coordenadora, dra. Carolina Baracat Mokarzel.

A ideia é envolver a sociedade por meio das universidades, escolas e demais entidades que estejam abertas a trabalharem em parceria com o Núcleo. “As escolas são peças que podem nos ajudar a atingir exatamente nosso público alvo, que são as famílias. Entre os principais assuntos que gostaríamos de abordar estão a proteção de vulneráveis, das mulheres, das crianças e dos portadores de necessidades especiais, direito dos animais, novas famílias, bem como as possibilidades que as pessoas têm de se planejarem utilizando os instrumentos do Direito de Família, os quais o embasam. Tudo isso também vai auxiliar-nos em outra questão relevante nos dias de hoje: fazer com que a sociedade entenda e se adapte à uma nova realidade social, inclusive com famílias que fogem ao padrão imposto há anos para todos nós”, disse.

A coordenadora dra. Carolina Baracat Mokarzel: Cerimônia de Posse dos membros que comporão o Núcleo Regional será dia 8, durante o COAC, na UNIP Rio Pardo

O ENVOLVIMENTO MULTIDISCIPLINAR

Além do trabalho voltado à sociedade, o Núcleo Regional do IBDFAM também promoverá eventos voltados ao debate não apenas envolvendo a comunidade jurídica, mas também outras áreas profissionais como a Psicologia, Assistência Social, o Poder Executivo e Legislativo, além de lideranças religiosas.

“No início, o Núcleo vai promover Encontros voltados aos profissionais do Direito, inclusive envolvendo o Direito Criminal, Constitucional, do Trabalho, enfim, áreas que possuem vieses com o Direito de Família. A grande diferença de se ter um Núcleo destes aqui na cidade será a grandeza dos profissionais convidados a ministrar os cursos e palestras, bem como a própria comodidade na aquisição de conhecimento e informação por parte dos profissionais do direito rio-pardenses e da região, que não mais precisarão se deslocar para grandes centros. Tudo estará ao alcance deles aqui ou na região, já que o Núcleo também abrangerá outros municípios próximos”, observou Carolina.

CERIMÔNIA DE POSSE

A cerimônia oficial de Posse dos membros que comporão o Núcleo Regional do IBDFAM será promovida na noite de terça-feira, dia 8, durante o COAC – Congresso Acadêmico do Conhecimento da UNIP Rio Pardo. “Gostaria de destacar a posse da advogada Priscila Fernandes Pires Sampaio, que será a vice-coordenadora do Núcleo, sendo uma das pessoas que mais se dedicou à instalação do mesmo na cidade”, afirmou Carolina estendendo os agradecimentos também aos demais componentes Dras. Thaís e Thatiara e Drs. Bruno Sampaio e Bruno De Luca, por aceitarem trabalhar nesse projeto.

As discussões sobre a instalação do Núcleo em Rio Pardo começaram há três meses, quando Priscila recebeu o convite do presidente do IBDFAM São Paulo, Dr. João Ricardo Brandão Aguirre, para formação de um Núcleo na região. “O Núcleo está aí para mostrar que por meio da informação podemos contribuir para o desenvolvimento da sociedade jurídica e civil, auxiliando ambas em relação ao Direito de Família para atender as necessidades da nossa cidade e região. Sabemos que será um trabalho tão complexo quanto à própria área abordada, porém abraçamos esse Núcleo com toda nossa determinação e dedicação, pois acreditamos que o conhecimento, realmente, liberta e aproxima a sociedade”, finalizou Carolina.

COMO SE ASSOCIAR AO IBDFAM

Qualquer pessoa pode associar-se ao Instituto Brasileiro de Direito de Família. O custo da mensalidade é acessível e o associado tem vantagens como, por exemplo, descontos em Congressos, livrarias, além de acesso a conteúdos exclusivos direcionados.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ibdfamriopardo@gmail.com ou pelo Instagram: IBDFAM Rio Pardo.

Os mesmos endereços eletrônicos podem ser utilizados para contatar o Núcleo para eventos direcionados ao tema central, sendo de pequeno, médio ou grande porte.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores minhasaojose@uol.com.br