Rotary Internacional: 115 anos de comprometimento e dedicação em auxílio aos mais necessitados

http://www.minhasaojose.com.br
Em entrevista ao site, o presidente do Rotary Club de São José (Centro), Edilson Ricci, destacou a importância da entidade e como a sociedade também pode ajuda-la a ajudar ao próximo

No último 23 de fevereiro, uma das instituições mais atuantes e respeitadas do mundo, o Rotary Internacional, completou 115 anos de comprometimento e dedicação em auxílio aos mais necessitados. Desde sua criação, o foco do Rotary é investir recursos e motivação no desenvolvimento de projetos que beneficiem a população, notadamente aquela parcela da sociedade que mais precisa.

Nestes mais de um século, o Rotary Internacional promoveu e promove ações, a exemplo da Campanha End Polio Now, para erradicação da Poliomielite no mundo, cujo investimento, desde o engajamento na campanha, já ultrapassa a marca de US$ 9 bilhões.

“Falar dos 115 anos de história do Rotary International nos levaria a criar aqui um “best seller” de informações e realizações, que certamente seria obra de leitura obrigatória nos quatro cantos de nosso planeta, em todos esses lugares em que o Rotary está presente, sendo representado em mais de 200 países”, destacou o presidente do Rotary Club de São José do Rio Pardo – Centro, Edilson Ricci.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, ele, que há 13 anos contempla sua participação na entidade, falou sobre como aconteceu a fundação do Rotary Internacional, bem como um pouco das atividades desenvolvidas pelo Rotary Club de São José, que completará 84 anos neste 2020. Confira.

Natália Tiezzi Manetta: Edilson, como e quando o Rotary Internacional foi criado?

Edilson Ricci: Em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, EUA, cidade dominada pelo ódio e egoísmo, o Advogado Paul Percy Harris, em sua solidão, percebeu a urgente necessidade das pessoas de fazerem amigos que se ajudassem mutuamente. Convidou três de seus clientes: Gustavus Loerh – engenheiro de minas, Hirarn Shorem – alfaiate, e Silvester Schiele – comerciante de carvão, para, com ele próprio, serem os fundadores do clube. O desejo de Harris de promover o companheirismo entre profissionais uniu esses quatro homens e levou à criação de uma organização internacional de serviços humanitários.

Os quatro primeiros rotarianos: (da esquerda para a direita) Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Paul Harris. (Fonte: Rotarybocaratonwest.org/a-historia-do-rotary/)

Desde que foi fundado, quais foram as principais conquistas do Rotary, mundialmente falando?

Ao longo de sua história, diversas foram as áreas de enfoque do Rotary, como Meio Ambiente, Saúde, Saneamento Básico, dentro tantas outras. Porém, nada mais motiva o Rotary que seu projeto para erradicação da Poliomielite no mundo, o End Polio Now, cujo investimento, desde o engajamento na campanha, já ultrapassa a marca de US$ 9 bilhões. Registre-se que no Brasil há pelo menos 25 anos não é registrado um caso da doença.

Vamos falar um pouco dos 83 anos do Rotary Club em São José. Quais são as princiáis atividades da instituição na cidade atualmente?

Desde sua fundação, em 8 de dezembro de 1936, O Rotary Club vem trabalhando com afinco em prol da nossa sociedade, desenvolvendo projetos nas áreas Social e de Saúde, beneficiando diversas entidades. Destaca-se ainda projetos como: Banco de Equipamentos Ortopédicos, com significativo estoque de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, camas hospitalares; Cursos Profissionalizantes de eletricista residencial, que há quase três décadas, em parceria com o SENAI e apoio da Prefeitura, vem preparando jovens para o mercado de trabalho; e mais recentemente, aquisição de equipamento para fabricação de fraldas geriátricas. Para viabilização e manutenção desses projetos e implementação de novas ideias, o Rotary Rio Pardo frequentemente realiza eventos para, com a participação da comunidade, angariar recursos para seus projetos.

Hoje, qual é o maior desafio do Rotary?

Os desafios do Rotary são muitos, mas fundamentalmente desejamos fortemente contribuir com as necessidades de nossa comunidade através dos mais diversos projetos e ações, bem como contribuir com a organização em seus projetos de alcance global.

Você acredita que o olhar da população é outro desde quando a entidade foi fundada?

Sem dúvida, pois certamente o Rotary é visto e reconhecido pela comunidade como uma entidade que fomenta ações e projetos em prol de benefícios comuns. Veja como exemplo os equipamentos ortopédicos e as fraldas geriátricas, que servem àqueles mais necessitados, os cursos profissionalizantes que são oferecidos gratuitamente as jovens que não tem condições de pagar por esse tipo de aprendizado ou que não tem condições de viajar em busca desse objetivo.

O Rotary desenvolve um papel essencial à sociedade e como ela poderia auxiliar a instituição?

A sociedade pode e deve participar, ajudando o Rotary em suas ações, especialmente aderindo aos eventos que são organizados ao longo do ano. Até mesmo doando equipamentos, como, por exemplo, cadeiras de rodas e banhos que não mais estão em uso, pois aqui serão de grande valia e certamente ajudarão aqueles que mais precisam. Enfim, quando chamada a participar, a sociedade tem um papel fundamental na existência do Rotary.

Haverá alguma comemoração especial para estes 155 anos?

Não há previsão de comemoração especial, mesmo porque, além da divulgação, o foco do Rotary é investir recursos e motivação no desenvolvimento de projetos que beneficiem a população, como vem fazendo desde sua fundação. O que nos honra enquanto rotarianos é perceber a credibilidade da instituição junto à sociedade. Essa credibilidade faz com que as pessoas abracem as causas, os projetos e as atividades do Rotary, mantendo-o ativo em mais de 200 países em todos esses anos.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br